Naviraí

Sala de estimulação garante a inclusão social em Naviraí

3 JUN 2016 • POR • 06h00
Sala de estimulação psicomotora tem colaborado para a evolução educacional de alunos com necessidades especiais em Naviraí. - Foto: Divulgação
Um projeto de inclusão social chama a atenção em Naviraí. A sala de estimulação psicomotora tem colaborado para a evolução educacional de alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme), o avanço na área pedagógica, o convívio social e a qualidade de vida dos beneficiários deste programa de inclusão social.


São 70 alunos atendidos, portadores de algum tipo de necessidade especial, seja ele físico, mental, afetivo-emocional ou sócio cultural, que são levados pelo transporte escolar, fazendo um contra-turno, no Espaço da Psicomotricidade, instalado no prédio da Rua Antares, número 33, no Jardim Sol Nascente.


A coordenadora de inclusão social Izilda Maria da Silva Cruz disse que o trabalho de desenvolvimento relacional, funcional e emocional é feito com alunos que já tem algum laudo atestando a portabilidade de necessidade especial, e são constantemente por avaliações psicopedagógica e neuro-pedagógica.


O gerente municipal de Educação e Cultura, César Martins da Fonseca afirmou que os resultados das avaliações são remetidos para as coordenações pedagógicas, que servirão para que o professor, em sala de aula, tenha melhores condições administrar os conteúdos normais no processo de ensino-aprendizagem.


No local os alunos têm atividades em sala de aula e em um laboratório de pesquisas (equipado com computadores). Segundo o professor César, "seguindo as regras estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), a atual gestão municipal não mediu esforços para criar o Espaço de Psicomotricidade, onde ocorrem ações educativas de movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança, contribuindo para a formação de sua personalidade e despertando nela a autonomia".


O trabalho educativo no novo espaço conta com uma psicopedagoga, que realiza avaliações e intervenções pedagógicas para alunos com dificuldades de aprendizagem, e uma professora de Braile, que atende educandos com deficiência visual. A professora Izilda Maria da Silva coordena o espaço, acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos.

Vacina


O prefeito de Naviraí, Léo Matos (PSD), esteve na manhã de ontem (02) na Fundação Butantan em São Paulo para ver a possibilidade da compra emergencial de vacina contra a gripe H1N1. A intenção do gestor é imunizar todos os 51.535 moradores do município.


Léo foi atendido pelo Superintendente do Butantan Carlos Magalhães, que se comprometeu em fazer um levantamento e ver a possibilidade de atender o pedido. O prefeito ressalta, que a sua ida a São Paulo atrás das vacinas se deve as negativas do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de disponibilizar um novo lote vacinas para Naviraí. "Nossa saga atrás de vacina para nossa população continua", disse o prefeito.


Por determinação do Ministério da Saúde, apenas pessoas na faixa de risco foram disponibilizado as vacinas. A preocupação em vacinar a população naviraiense, se deve aos casos de gripe transmitida pelo vírus influenza H1N1 no município. Dados da Vigilância Epidemiológica divulgados nesta quinta-feira, apontam que, 119 coletas com suspeitas foram realizadas, deste total 54 aguardam resultado de exame; 24 casos deram negativos, 38 positivos, uma pessoa esta interna e cinco óbitos. Conforme o número apresentado, dos casos confirmados, 33 pessoas (86,84%) que contraíram o vírus apresentaram alta hospitalar e tratamento domiciliar.