Chapadão do Sul

Potencial produtivo de Chapadão do Sul é destaque na Exposul

3 JUN 2016 • POR • 06h00
Feira segue com programação até o dia 05 de junho, no Parque de Exposição do Sindicato Rural. - Foto: Divulgação
"Não importa se o produtor é grande ou pequeno, o momento será dos eficientes. Nós como produtores continuaremos com a nossa missão, que é trabalhar sempre, produzir com competência e entregar para o país resultados positivos", foi com esta afirmativa que o diretor do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes, iniciou o discurso durante a abertura da 24ª edição da Exposul – Exposição Agropecuária e Industrial de Chapadão do Sul na noite desta quarta-feira (1º). A feira segue com programação até o dia 05 de junho, no Parque de Exposição do Sindicato Rural.


Novaes destacou o potencial produtivo do município. "Tenho convivido nos últimos seis anos com a comunidade cientifica, onde os pesquisadores desenvolvem as tecnologias que são levadas para o campo e Chapadão do Sul sempre se destaca com relação às tecnologias. O município é extremamente próspero com características fortes de solo e clima. Mas os produtores são os que mais se destacam neste cenário. Em uma região onde só era pecuária hoje praticamente metade da área é de agricultura, isso mostra a diversificação das culturas", ressalta.


Antes de declarar aberta oficialmente a 24ª Edição da Exposul, o presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Rudimar Artur Borgelt, falou do orgulho em realizar mais uma exposição e aproveitou para agradecer o apoio de empresas e entidades que representam o segmento agro no estado. "É através deste evento que podemos mostrar ao Brasil a nossa pujança. Só é possível a realização deste evento com o apoio dos expositores e de entidades como a Famasul, que prestigiam e fortalecem o agronegócio do município", afirma.


Representando o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Felipe Orro enalteceu o orgulho que sente em fazer parte deste momento. "Quero começar dizendo que este município é um dos orgulhos do Estado. Fico muito feliz por encontrar o diretor tesoureiro do Sistema Famasul, representando a entidade que fortalece os produtores do estado, assim como o governo que tem se dedicado em ações que trazem melhorias imediatas para o Estado. E vamos seguir dia-a-dia nos dedicando a melhorar a produção e escoamento da região".


Desejando sucesso ao evento, o prefeito, Luiz Felipe Barreto, destacou a satisfação em participar de mais uma Exposul. "A cada ano encontramos um cenário diferente e apesar e do momento, o município tem se destacado na economia do estado, graças ao trabalho realizado principalmente pelos produtores rurais, e tenho certeza que eles merecem essa grande festa realizada pelo Sindicato, ressalta Barreto.


Dentre as atrações, estão leilões, rodeios, premiação de touros e cavalos, palestras técnicas, exposição de máquinas e implementos agrícolas, shows e praça de alimentação. Além do Sistema Famasul, o Sindicato conta com o apoio da Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Chapadão do Sul, Câmara Municipal, Sebrae – Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas e Banco do Brasil. A estimativa é que pelo menos 30 mil pessoas visitem à feira.


Famasul


O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.


O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.