Mundo

ONU e França atacam forças do presidente da Costa do Marfim

4 ABR 2011 • POR • 20h35
Soldados não identificados patrulham rua de Abidjan, principal cidade da Costa do Marfim, nesta segunda-feira - Foto: AP
Tropas da missão da ONU na Costa do Marfim realizaram nesta segunda-feira (4) ações armadas para \"neutralizar\" as armas pesadas usadas pelos partidários do presidente Laurent Gbagbo contra a população civil, segundo a Presidência da França.

Helicópteros da Operação das Nações Unidas na Costa do Marfim (ONUCI) dispararam em Abidjan sobre o palácio presidencial e a residência de Gbagbo, declarou à France Presse o porta-voz da força, Hamadoun Touré.

Mais cedo, helicópteros da força francesa Licorne haviam disparado em Abidjan, principal cidade do país, contra o acampamento militar de Agban, nas mãos do exército leal a Gbagbo.

Ao mesmo tempo, começou nesta segunda uma ofensiva das forças do presidente eleito Alassane Ouattara, reconhecido pela comunidade internacional, contra os últimos redutos de Gbagbo, informou o porta-voz do premiê do governo eleito, Guillaume Soro.

O objetivo da ofensiva é avançar para as cidades de Plateau (centro) e Cocody (norte).

No bairro administrativo de Plateau está o palácio presidencial e em Cocody a residência presidencial, onde supostamente se encontra Gbagbo.

(g1)