Douradina

Escola Barão realiza Feira de Ciências na sexta-feira

1 JUN 2016 • POR • 06h00
Escola de Douradina realiza Feira de Ciências para conscientizar população quanto a epidemias. - Foto: Divulgação
O ano de 2016 tem sido marcado no Brasil por diversas epidemias que assolam o nosso pais, como a Dengue, Zika Vírus e o Chikungunya todas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e agora o vírus H1N1.


O município de Douradina não foge do cenário nacional no que se refere a doenças epidêmicas. Todavia ainda enfrentamos em certas épocas do ano a proliferação de vetores de doenças como o caramujo africano que pode provocar a doença conhecida como meningite.


Considerando essas peculiaridades que enfrentamos em nosso dia a dia e a importância da prevenção quanto essas epidemias a Escola Estadual Barão do Rio Branco está desenvolvendo um projeto de Feira de Ciências intitulado Epidemias, Medidas Preventivas e Soluções com o intuito de sensibilizar à comunidade escolar (alunos, familiares e funcionários) e a comunidade em geral douradinense e no entorno, quanto à importância de prevenir sobre as doenças epidêmicas que assolam nossa região com a adesão de hábitos e atitudes que colaborem para acabar com os agentes vetores dessas doenças.


O presente projeto abrange as turmas do 6º Ano ao 3º Ano do Ensino Médio e será realizado no próximo dia 03 de junho das 14h às 16h sob coordenação dos professores de biologia e ciências da unidade escolar, os professores Leandro L. Narcizo, Cleizi R. Teodoro e Juliana Zanata.


A feira é resultado de parte do trabalho realizado em sala de aula, laboratório de biologia e sala de tecnologia educacional durante as atividades do 2º bimestre e foi direcionada para os cuidados com a saúde. "É uma satisfação muito grande ver o empenho dos alunos e professores no preparativo para a Feira de Ciências, por que além do aprendizado desenvolvido com este trabalho, também estamos preparando nossos alunos para o futuro, pois na medida em que se trabalha a questão da saúde pública estamos prevenindo o surgimento e a proliferação de doenças epidêmicas, comenta a Diretora Adjunta da escola", Janaina Spessoto.


"É fundamental formar cidadão que cuidem da sua cidade, ao contrário do que muitos imaginam é possível sim contribuirmos com a nossa cidade por meio de ações simples e que não precisam de investimentos financeiros, é imprescindível pensar num futuro seguro e livre de doenças epidêmicas", informa professora Juliana Zanata.
Os alunos participantes da feira foram divididos em equipes compostas das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.