Polícia

PF prende quadrilha por contrabando de vacinas

23 MAI 2016 • POR • 06h00
Em Naviraí, operação que flagrou 3 irmãos com vacinas contrabandeadas, ocorreu em uma residência no centro da cidade. - Foto: PORTAL DO MS
Quatro pessoas foram presas nesta sexta-feira(20), suspeitas de contrabandear vacinas contra o vírus H1N1 do Paraguai, para vender em Naviraí. Os produtos foram encontradas na casa de três irmãos. Um farmacêutico, que não teve o nome divulgado, também foi detido e levado para a sede da Polícia Federal do município.


Não há informações sobre a quantidade dos medicamentos. Os policiais federais também encontraram uma pistola 9 milimetros, de uso restrito no local.


Ainda conforme o site, profissionais da área da saúde no município relatam que as vacinas trazidas do país vizinho tem sido eficazes, mas existe riscos de se tornarem inválidas conforme o transporte feito de um lugar para o outro.


Na semana passada, a imprensa de MS mostrou que moradores de Naviraí - assim como de outras cidades próximas à fronteira – estão recorrendo ao país vizinho para tomar a vacina contra a gripe. A procura foi tanta, que o governo paraguaio proibiu a vacinação de pessoas que não sejam daquele país.


Desvio de Vacinas


A equipe do SIG (Setor de Inteligência e Investigações Gerais) prendeu um homem em Bela Vista suspeito de comercializar vacinas contra gripe H1N1 do SUS (Sistema Único de Saúde).


Os policiais abordaram um veículo Fiat Fiorino que estava sob suspeita de comercialização de medicamento. O condutor confirmou que estaria transportando e comercializando vacinas da gripe H1N1 e que a "vacina não era dele", pertencendo ao seu "patrão". A vacina vinha de Antonio João.


Em vistoria ao veículo foi encontrado dois frascos com dez doses, cada um, de vacina antigripal, em cujo rótulo indica "venda proibida" SUS – Ministério da Saúde- governo federal, do lote n3b21, validade 12-2016, acondicionadas em uma pequena caixa de isopor.