Informe C

Receberam dinheiro sem poder

21 MAI 2016 • POR • 06h00
O pagamento de verba indenizatória a vereadores de Dourados, foi derrubada pelo Tribunal de Justiça na terça-feira. A Justiça em 1ª instância acatou o pedido de uma ação popular, referendada pelo TJ.  A verba indenizatória dá o direito aos 19 vereadores, a uma verba de R$ 4 mil para despesas de gabinete. A lei de 2011 do vereador Idenor Machado (PSDB) previa que a verba fosse utilizada para bancar viagens, hospedagens; locação de meios de transportes; compra de combustíveis e lubrificantes; alimentação; entre outras tantas despesas. Consta na decisão do desembargador Marcelo Câmara Rasslan, que "verbas ditas de caráter indenizatório, pagas a edis em razão de lei municipal flagrantemente inconstitucional, são indevidas, e em razão da ilegalidade de sua instituição, se recebidas caracterizam-se como dano ao erário e devem ser ressarcidas aos cofres municipais." Agora, caberá ao próprio Idenor desatar esse nó, o que vai desagradar os seus colegas de Câmara.


##### E nós?


A pesquisa de intenção de voto para prefeito de Dourados, realizada pelo Ipems e divulgada na semana passada arrancou críticas. Como os quatro nomes relacionados (Délia Razuk, Geraldo Resende, Renato Câmara e Vanderlei Carneiro) são pré-candidatos, os demais se sentiram discriminados já que se colocam por potenciais candidatos. Ficaram de fora da pesquisa, Elízio Brites, Domingos Venturini e Ênio Ribeiro. Até que as convenções partidárias sejam realizadas, todos estão no mesmo patamar.

##### Sonhando


No dia 10 de junho, às 9h, será realizado o lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Coronel David (PSC) à prefeitura de Campo Grande. David ocupou a cadeira do deputado Barbosinha, atual secretário de Justiça e Segurança Pública. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), o presidente nacional do partido, Pastor Everaldo, e o senador Pedro Chaves (PSC) confirmaram presença no ato político. Bolsonaro pode estender a viagem até Dourados.

##### Coisa boa


Neste sábado, em dois postos de combustíveis de Campo Grande a gasolina será vendida pelo preço de custo (R$ 1,99), ou seja, sem, impostos. Serão ofertados 10 mil litros, com limite de l5 litros por consumidor. A ação faz parte do Feirão do Imposto promovida pelo Conselho dos Jovens Empresários da Associação Comercial de Campo Grande.  A medida também será estendida para algumas farmácias que aderiram à campanha na Capital; nos remédios os impostos somam 46%! Em Jardim, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas também haverá a adesão de alguns comerciantes.

##### Nem aí...


André Puccinelli apareceu todo lépido e fagueiro no ato político de posse do deputado estadual Renato Câmara como novo presidente do PMDB de Dourados, na noite de quinta feira, no auditório da Aced. Nem mesmo a citação do seu nome na Operação Lama Asfáltica na semana passada, fez o italiano perder a pose e a procissão política segue normalmente. Disse que tem tido a Brasília com frequência, tentando emplacar algum nome do Estado no governo Temer. Ainda em Dourados, Puccinelli manifestou interesse em disputar o governo em 2018.

##### Efeito Dilma


Pela primeira vez desde o início da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, em 2012, a população desocupada em Mato Grosso do Sul rompeu a barreira dos 100 mil desempregados e fechou o primeiro trimestre deste ano em 104 mil pessoas sem emprego, informou o IBGE. De acordo com o levantamento, a estimativa é 30,5% superior à constatada no mesmo trimestre de 2015-- período em que havia 80 mil pessoas desocupadas no Estado.

### BATE REBATE


O deputado federal Carlos Marun foi escolhido para ser o 1º vice-líder do PMDB na Câmara. A bancada tem 67 deputados.

Nesta campanha,  a propaganda eleitoral só será permitida a partir de 16 de agosto, 45 dias a menos do que o pleito anterior.

A Polícia Federal cumpriu ontem quatro mandados de busca e apreensão e de dois de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a ir depor) em uma operação que envolveu pessoas ligadas ao ex-presidente Lula. A Operação Janus apura um suposto esquema de tráfico de influência em favor da Odebrecht.

Para incentivar a produção de avicultura, o governador Reinaldo Azambuja assinou ontem em Dourados a redução da  alíquota do ICMS cobrado sobre a energia elétrica, de 17% para 2%; para áreas irrigadas, o imposto cairá de 17% para 5%.



### INFORME CURURU


Cachaça Cavalo: é um trote na garganta e um coice na tristeza... Vai vendo