Bataguassu

Bataguassu faz ação em apoio à Luta Antimanicomial

19 MAI 2016 • POR • 06h00
Bataguassu realiza hoje, às 19 horas, na sede do Caps, reunião com familiares e pacientes para falar das mudanças no atendimento. - Foto: Micael Nunes
O dia 18 de maio marca a comemoração do movimento da Luta Antimanicomial no Brasil, que se caracteriza pela defesa do direito à liberdade das pessoas com sofrimento mental.


Em Bataguassu, a Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes multiprofissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realiza nesta quinta-feira (19), às 19 horas, na sede do Caps, uma reunião com familiares e pacientes atendidos no local para expor a respeito das mudanças no sistema de atendimento à saúde mental no País, conscientizá-los a respeito do movimento e apresentar os profissionais responsáveis pelos atendimentos aos pacientes no município. "O movimento faz lembrar que como todo cidadão essas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos", destacou a psicóloga do Caps, Emmylle Silva.


Atualmente, Bataguassu oferece medicamentos, alimentação, além de atendimento médico para mais de 28 pacientes frequentadores do centro.


O psicólogo do Nasf, Luan Schwinn, acrescenta que "deve-se deixar a loucura habitar a cidade, a loucura que emana das nossas existências e que convive com cada um de nós, em nosso cotidiano. Desta forma, nossas ações devem ser compreensivas e acolhedoras para não ignorarmos qualquer sinal de adoecimento mental e jamais minimizar uma doença", conclui.

Movimento


A Luta Antimanicomial foi instituída no dia 18 de maio em 1987 e é um momento para lembrar que como qualquer pessoa, pacientes com doenças mentais têm direito à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão da cidadania.


Outra ideia fundamental da ação é substituição gradativa dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento como o próprio Caps, que além dos serviços de saúde, esta rede de atenção deve se articular a serviços das áreas de ação social, cidadania, cultura, educação, dentre outras.

Histórico


Bataguassu é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul situado na microrregião de Nova Andradina. Situada na divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, Bataguassu é um importante corredor rodoviário de acesso ao estado.


O nome faz referência às indústrias de calçado Bata, do checoslovaco Jan Antonin Bata, o rei dos calçados, o qual estabeleceu-se no Brasil em 1932 fugido do partido nazista. Antes de fundar Bataguassu, fundou a localidades de Batatuba (SP), em 1941, e dez anos depois (1963) fundaria Batayporã (MS).


A cidade está localizada em uma distancia de 330 km da capital estadual (Campo Grande) e 1.061 km da capital federal (Brasília).