Nova Andradina

Famílias recebem capacitação em Nova Casa Verde

18 MAI 2016 • POR • 06h00
Objetivo da capacitação é estimular o setor leiteiro e criar novas oportunidades de renda. - Foto: Divulgação
O leite é fonte de proteínas e vitaminas essenciais para o crescimento e manutenção do organismo. Além de fazer parte da alimentação do dia a dia, é também matéria-prima de diversos produtos e ingrediente de receitas culinárias.


Para estimular o setor leiteiro e criar novas oportunidades de renda aos pequenos produtores, a Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar), ofereceu capacitação em Fabricação Caseira de Derivados do Leiteàs famílias cadastradas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo (SCFV), do distrito de Nova Casa Verde.


Segundo a instrutora Vera Lucia de Almeida Milan, o curso tem como objetivo proporcionar as famílias, técnicas para fabricação dos produtos básicos da leiteria, como queijo minas frescal, queijo minas padrão, mussarela, iogurte e doce de leite pastoso.


A instrutora explicou que o principal cuidado antes de começar a fabricação dos produtos é a pasteurização do leite, que elimina bactérias e aumenta a longevidade.


Na busca por uma geração de renda, os cursos de Qualificação Social e Profissional se tornam uma importante ferramenta, preparando a pessoa por meio de cursos gratuitos, estimulando o setor leiteiro e novas oportunidades de renda como a busca de um novo emprego ou a permanência no mercado de trabalho, destacou o Subsecretário de Políticas de Assistência Social, Carlos Augusto Simões.


O gestor acrescentou que a iniciativa tem como foco, provocar o desenvolvimento de habilidades, potencialidades e protagonismo social, para que as pessoas possam enfrentar situações, conhecer direitos, fazer valer opiniões, construir autonomia, se defender e lutar pelo interesse comum.


Com apoio do Governo Municipal, a iniciativa contou com a representante do Sindicato Rural de Nova Andradina, Daniela Ribeiro Mueller, além de técnicos da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcias) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).