Naviraí

Gripe H1N1: Naviraí antecipa férias escolares na rede pública de ensino

18 MAI 2016 • POR Flávio Verão Do Progresso • 06h00
Prefeito Léo Matos, fez o comunicado na noite de segunda-feira - Foto: Assessoria
Por questão de prudência frente ao vírus H1N1 e como medida de cautela e prevenção, a rede pública de ensino de Naviraí antecipou as férias escolares, que tem início a partir desta quarta-feira 18 de maio, retornando as atividades no dia 02 de junho. Em contato com a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul Maria Cecília Mendonça, o prefeito obteve a liberação do Estado.



O prefeito Léo Matos, havia comunicado na noite desta segunda-feira, 16, durante sua participação da tribuna da Câmara Municipal a suspensão das aulas.

Em reunião com diretores das escolas municipais e estaduais, o gerente de Educação Cesar Martins confirmou a antecipação das férias de julho. "Estaremos mandando ofício para as escolas particulares e universidades para que acompanhem a decisão", ressaltou.


Para o prefeito é uma decisão difícil, mas a mais sensata no momento. Suspendemos em comum acordo com a Secretária de Educação de MS, as Segundo ele, o momento é pensar no bem estar da população naviraiense, para assim evitar uma epidemia do vírus H1N1. "Depois de ouvir vários pais, alunos, professor entre outros trabalhadores da educação decidimos dessa forma suspender as aulas", disse o prefeito.


A diretora da escola municipal Ângela Maria de Oliveira observou que, devido a preocupação com a gripe, pais de alunos não estavam mandando filhos as escolas. Ela lembrou que houve um aumento no número de atestado médico dos professores. "Tem salas com apenas oito alunos. Apenas hoje foram cinco professores afastados por atestado e outros seis na escola Marechal", disse Ângela.


A gerência de saúde do município esta buscando meios junto ao governo do estado e governo federal por um número maior de mais vacinas. A intenção da administração municipal de Naviraí é vacinar todos. "A missão é difícil, mas não impossível", observou o prefeito.


Na busca de mais vacinas a prefeitura procurou vários laboratórios que fabricam a vacina no Brasil, mas não foi possível encontrar para venda. "Único meio é contar com o apoio do Governo Federal e vamos atrás de todos os deputados e senadores da bancada de MS para nos ajudar nessa missão. Contamos com apoio de todos os vereadores de Naviraí para superamos juntos com a população mais esse momento difícil", finalizou.


O Juiz de direito e diretor do Fórum da Comarca de Naviraí, Dr. Paulo Roberto Cavassa, suspendeu o atendimento ao público externo, bem como a realizações de audiências e sessões de mediações do dia 16 até o dia 20 deste mês. O mesmo ocorreu na Delegacia de Polícia Civil do município e na unidade da Apae.