Informe C

Os tempos realmente mudaram

18 MAI 2016 • POR • 06h00
Versão em escala menor da Lava Jato, a Operação Lama Asfáltica, em Campo Grande, jogou na cadeia figurões políticos e empresários que nós, simples mortais, jamais pensaríamos ver numa cela de delegacia. É emblemática a foto do ex-deputado federal e ex-secretário estadual de Obras, Edson Girotto (PR) carregando um colchão e objetos pessoais na porta do Centro de Triagem, no Complexo Penal de Campo Grande. Junto com ele -- e cada um carregando a sua tralha, o milionário empresário João Amorim (Proterco), o ex-prefeito de Paranaíba e ex-servidor da Agesul, Wilson Roberto Mariano e o empresário Flávio Henrique Garcia Scrocchio. Todos foram desembarcados no local pela Polícia Federal. Mas Girotto e Amorim estão em celas especiais e receberão tratamento diferenciado do sistema por ter nível superior.


##### Manobra


A locação "fantasma" de maquinários era uma das estratégias usadas para lavagem de dinheiro e pagamento de propina aos envolvidos no esquema de superfaturamento de obras e desvio de verbas investigados na Lama Asfáltica. A Polícia Federal analisou contratos firmados pelo empresário João Amorim com empreiteiras, construtoras, empresas de saneamento e até grupo frigorífico e identificou movimentação de R$ 132 milhões durante cinco anos em "contratos fictícios", noticiou ontem o Correio do Estado.

##### Já ganhou


E em tempo de eleição... um amigo meu realizou uma pesquisa por conta própria e concluiu que a próxima prefeita vai ser a mãe dele. Ele telefonou para 1.235 pessoas entre 2h e 4h da madrugada, e perguntou: "Em quem você votaria para prefeito?" Resultado: 68% respondeu "na tua mãe, FDP" e 32% responderam "na PQP!", ou seja, a mãe dele seria eleita no 1° turno.

##### Fazendo estrago


O presidente do STF, Ricardo Lewandowski   encaminhou na segunda-feira para o ministro Gilmar Mendes  um novo pedido de abertura de inquérito sobre o senador Aécio Neves (PSDB), suspeito de ter atuado para tirar da CPI dos Correios, em 2005, informações sobre o chamado ‘mensalão mineiro’. A suspeita surgiu em depoimento da delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral.


##### Prato cheio


A sinalização viária do distrito de Indápolis, através de pintura em amarelo de proibido estacionar, pinturas e placas em quebra molas, placas de proibido estacionar e placas de Pare foi pedida pelo vereador Silas Zanatta (PPS). Alega que nas ruas principais e em escolas, posto de saúde, praça central entre outros locais não existe nenhum tipo de sinalização viária o que tem gerado transtorno às pessoas que residem e tem seu comércio no distrito. A Agetran é a responsável por esse serviço e o tem realizado na cidade com eficiência...

##### Demorou...


A Prefeitura de Dourados atendendo o que determinava a Constituição Federal, principalmente através da Lei de Responsabilidade Fiscal abriu suas contas no Portal da Transparência, através do site www.dourados.ms.gov.br. O portal está no ar desde sexta-feira e fornece dados sobre gastos da administração, contratos, repasses, convênios, licitações, receitas, quadro de pessoal com vencimentos, permitindo ao cidadão acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. A lei de é direito da sociedade com informação ou documento que não tenham caráter pessoal ou que não apresentem sigilo.

##### Batom


A economista Maria Silvia Bastos Marques será a nova presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Ela será a primeira mulher a chefiar o BNDES, que tem, entre as atribuições, o financiamento de grandes obras e projetos no país. Quem reclamou da falta feminina...


### BATE REBATE


A previsão do rombo nas contas do governo Dilma é de R$ 125 bilhões, considerado "irresponsável" pela senadora gaúcha Ana Amélia (PP). "Para atenuar a crise, o governo temer deve cortar gastos, no aumentar impostos" aconselha a senadora.

A ex-ministra da Agricultura e senadora Kátia Abreu (PMDB) não retomarão seu posto como presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Além das resistências internas, ela terá que cumprir quarentena de 180 dias.

O advogado Júlio Cesar Martins Casarin ingressou com ação popular na Justiça Federal de SP com pedido de tutela antecipada para anulação do ato do presidente do Senado que concedeu a Dilma o direito ao uso do Palácio da Alvorada, jatos e helicópteros da FAB e salario integral.

Até agora reina total silencio da Agetran quanto ao desfecho do estacionamento rotativo. Enquanto isso, estacionar no centro virou exercício de paciência.


### INFORME CURURU


O Brasil só está assim porque a capital é Brasília, se fosse uma Ferrari...