Caarapó

Mário Valério assina convênio para habitação rural em Caarapó

17 MAI 2016 • POR • 06h00
Prefeito Mário Valério testemunha assinatura de contrato de habitação feita por beneficiária do PNHR em Caarapó. - Foto: Dilermano Alves
Parceria entre a prefeitura de Caarapó, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com a Caixa Econômica Federal e a Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (Coophaf) vai permitir a ampliação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) no município. A formalização do convênio foi feita na última quinta-feira, na Câmara de Vereadores local, com a presença de representantes dos órgãos envolvidos e dos beneficiários integrantes da agricultura familiar.


O convênio vai possibilitar a construção de 18 unidades habitacionais na zona rural, a um custo total de R$ 508.888,00. Foram formalmente contemplados 13 pequenos produtores, que apresentaram documentação completa. Outros cinco beneficiários estão resolvendo pendências documentais.


OPrograma Nacional de Habitação Rural (PNHR) é uma ação do governo federal,integra o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e busca garantir subsídio financeiro para a produção de moradia aos agricultores familiares e trabalhadores rurais.O programa concede subsídio, com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), aos beneficiários enquadrados no Grupo I, que são aquelescom renda familiar bruta anual máxima de R$15.000,00.Os beneficiários são organizados de forma coletivapor uma EntidadeOrganizadora (EO) - cooperativas, associações, sindicatos ou o Poder Público.


Os recursos são concedidos individual e diretamente às pessoas físicas, para a aquisição de material de construção e pagamento dos serviços demão-de-obra destinados à produção de unidade habitacional – construção/conclusão/reforma/ampliação.


Em Caarapó, o PNHR teve início em 2008 e de lá para cá já atendeu 86 agricultores familiares em diversas regiões do município.


A solenidade de assinatura do convênio teve a participação do prefeito Mário Valério (PR), vice-prefeita Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM), o presidente da Coophaf/MS, Aparecido Falconery, coordenadora Social da Coophaf, Isabel Meneguine, o presidente Associação de Produtores do Saiju, Armando Baratelli,representantes Caixa Econômica, Moises Ricardo Santana da Costa e Paulo robertoDalavale, os secretários municipais Marcio Barbosa Rodrigues (Desenvolvimento Econômico), Jose Cláudio poças Conegliana (Administração e Finanças), Ivo Benites (Saúde), Ieda Marran (Educação e Esportes), Ramão Alves da Silva (Suprimento e Logística), Luiz Bariani (Chefe de Gabinete), Paulo Roberto de Souza (chefe do Departamento de Esportes), Ana Caroline Marques (gerente do CIAT) e os vereadores AndreNezzi (PDT), Professor Pontinha (PT), Luiz Macarrão (DEM), presidente da Câmara, Odirlei Longo (DEM), Manoelito Bagaceira (PDT), Luciene Cavalheiri (PDT), Manezinho (DEM) e Aparecido dos Santos (PSDB).