Mato Grosso do Sul

Operação Xavante do DOF tira traficantes e foragidos de circulação

11 MAI 2016 • POR • 08h06
A operação "Xavante", desencadeada a partir sábado( 07) pelo Departamento de Operações de Fronteira – DOF, resulta em captura de foragidos da justiça e prisão de traficante na fronteira do Mato Grosso do Sul.

Essa operação, que teve planejamento operacional para saturação policial na região de Amambai, Caarapó, Juti, Tacuru, Paranhos, Sete Quedas e Coronel Sapucaia, obteve grandes resultados, tendo parcialmente a prisão de 2 pessoas foragidas da justiça e 6 pessoas presas por tráfico de drogas, além da apreensão de aproximadamente 5 quilos de haxixe e mais de 200 quilos de maconha.

Durante a operação no sábado e no domingo, foram presos Valdemir Escobar, 30 anos, morador em Caarapó e Edivaldo de Oliveira, 52 anos, morador em Araçatuba/SP. Eles foram detidos na MS 289 entre Coronel Sapucaia e Amambai, sendo que em checagem foi constatado que ambos tinham mandados de prisão a serem cumpridos, sendo recapturados e encaminhados a delegacia de Amambai/MS.

Na segunda-feira (09), os policiais do DOF fizeram um a apreensão inusitada sendo que encontraram na bagagem de Valdeir Junior, 21 anos, morador em Uberaba/MG, 20 tabletes contendo haxixe em pó e também em formato de uma pasta. O fato ocorreu durante bloqueio policial na MS 289, sendo abordado para fiscalização de rotina a um ônibus que fazia o itinerário Coronel Sapucaia X Dourados e em vistoria a mochila de Valdeir, foi localizado 20 tabletes de haxixe, totalizando 4,3 quilos da droga.

Ainda na segunda-feira (09), Carlos Henrique, 20 anos, morador em Perobal/PR foi preso conduzindo um veículo "recheado" com 150 tabletes de maconha. O fato ocorreu durante patrulhamento itinerante de fronteira na MS 289, região de Amambai/MS, sendo observado um veículo Peugeot 208 de cor prata com placas de Guaíba/RS, realizando diversas ultrapassagem de forma perigosa na via, sendo dada a ordem de parada e ignorada pelo condutor, iniciando-se dessa forma um acompanhamento ao veículo, sendo abordado logo após. Durante vistoria ao veículo foram localizados nos bancos e porta malas, 150 tabletes de maconha que totalizaram 146 quilos da droga. Carlos relatou que comprou a droga na cidade de Coronel Sapucaia/MS, e que iria revender na cidade de Maringá/PR. O caso foi registrado como tráfico de drogas na delegacia de Amambai/MS.

Na terça-feira (10), José Alamir de Vargas Machado, 46 anos, morador em Santa Maria/RS, foi preso por uma das equipes operacionais do DOF, transportando 27 quilos de maconha no. O fato ocorreu durante bloqueio policial na MS 156, região de Amambai/MS, sendo abordado um ônibus intermunicipal e em vistoria as bagagens de José, foi localizado 30 tabletes de maconha que totalizaram 27,6 quilos da droga. O acusado disse ter sido contratado para levar a droga de Aral Moreira até Eldorado, não sabendo dizer quanto receberia pelo transporte. O caso foi registrado como tráfico de drogas na delegacia de Amambai/MS.

Também na terça-feira, um adolescente de 14 anos morador em Coronel Sapucaia/MS, foi apreendido por uma das equipes operacionais do DOF, com 20 tabletes de maconha. O fato ocorreu durante bloqueio policial na MS 289, região de Amambai/MS, sendo abordado um ônibus intermunicipal e em vistoria as bagagens do adolescente, foi localizado 20 tabletes de maconha que totalizaram 20 quilos da droga. O adolescente disse ter sido contratado em coronel Sapucaia para levar a droga até a cidade de Cascavel/PR, recebendo a quantia de 2mil reais pelo transporte. O caso foi registrado como tráfico de drogas na delegacia de Amambai/MS.

Já Valclides Martins, 45 anos, e Julio Cesar, 37 anos, moradores na cidade de Juti/MS, foram presos por uma das equipes operacionais do DOF, quando abandonara um bolsa com 10 tabletes de maconha. O fato ocorreu durante bloqueio policial na MS 289, região de Amambai/MS, sendo que ao avistar o bloqueio um veículo Fiat palio de cor branca com placas de Naviraí/MS, reduziu bruscamente a velocidade e abandonou uma mochila as margens da rodovia. Que na abordagem ao veículo os ocupantes vieram a confessar que teriam arremessado uma mochila com maconha, sendo que em buscas pela área, a equipe localizou a mochila com 10 tabletes de maconha que totalizaram 8 quilos da droga. O caso foi registrado como tráfico de drogas na delegacia de Amambai/MS.

A operação deve ter continuidade, abrangendo outras regiões no sul do Estado.