Esporte

'Transfiro direto para os jogadores', diz Cuca sobre 30ª vitória no comando do time

31 MAR 2011 • POR • 13h05
A vitória da noite da última quarta-feira sobre o Guarani-PAR, por 2 a 0, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, foi a 30ª do técnico Cuca no comando do Cruzeiro. O treinador ficou feliz pela marca, mas fez questão de repassar os méritos ao grupo de atletas do Melhor Clube Brasileiro do Século XX.

“Não é meu isso daí, eu transfiro direto para os jogadores. Lógico que a gente fica muito feliz, mas é um esporte coletivo. Eu faço parte de uma engrenagem e a principal engrenagem são eles no campo. Os parabéns que eu recebo, eu passo diretamente para meus jogadores”, comentou.

Questionado sobre a atuação do Cruzeiro diante do Guarani-PAR, já que a equipe criou inúmeras oportunidades de gol, mas errou várias finalizações, Cuca lembrou que os jogadores tiveram um jogo complicado no último fim de semana (vitória por 3 a 2 sobre o América-MG, de virada, pelo Campeonato Mineiro BMG), que teve viagem de ônibus de Belo Horizonte para Varginha, local da partida, e viagem de ônibus para São Paulo, onde a delegação tomou o voo para Assunção, no Paraguai.

\"Não serve como desculpa, mas tivemos um jogo muito desgastante no fim de semana, um empenho, uma luta, uma dedicação, a 100km por hora com o América. Houve ainda a viagem, que não é fácil. O calor úmido aqui é muito diferente\".

A chegada de Alexi Stival, o Cuca, ao Cruzeiro aconteceu durante a Copa do Mundo da África do Sul, quando o Campeonato Brasileiro estava paralisado devido à disputa do Mundial. A estreia do treinador à frente do time celeste aconteceu em sua cidade natal, Curitiba-PR, no dia 14 de julho de 2010, e com vitória. A Raposa venceu o Atlético-PR por 2 a 0, na Arena da Baixada, em jogo válido pela oitava rodada do Brasileirão. Os gols foram marcados pelos atacantes Wellington Paulista e Robert.

Sob o comando de Cuca, o Cruzeiro terminou o Campeonato Brasileiro como vice-campeão, com 69 pontos, dois a menos do que o Fluminense. O time cruzeirense também teve a segunda melhor defesa, com 38 gols sofridos, dois a mais do que a do campeão Fluminense, que levou 36 gols. Com a posição final no Nacional, a Raposa garantiu uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores deste ano.

Em 2011, o Cruzeiro comandado por Cuca disputou 15 jogos (incluindo um amistoso contra o Uberlândia), com 12 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Além de liderar o Grupo 7 da Copa Santader Libertadores e estar classificado para as oitavas de final, a equipe celeste já garantiu a classificação para as semifinais do Campeonato Mineiro BMG, competição que também lidera.

######Fonte: site oficial do Cruzeiro (www.cruzeiro.com.br) / Diogo Finelli