Policia

PMDB tenta impedir distanciamento

31 MAR 2011 • POR • 10h48
Carneiro diz que PTB não tem compromisso com o PMDB - Foto : Divulgação
Campo Grande - Além do PSDB, que já anunciou a pretensão de romper a parceria com o PMDB na disputa pela Prefeitura de Campo Grande, em 2012, o partido do governador André Puccinelli e do prefeito Nelsinho Trad pode perder novos aliados no próximo pleito, dependo das circunstâncias político do momento.

Os tucanos trabalham com duas possibilidades: lançar o deputado federal Reinaldo Azambuja ou a senadora Marisa Serrano à prefeitura da Capital, decisão que deixaria o PMDB, pela primeira vez, sem seus aliados históricos numa campanha eleitoral.

Da mesma forma, a cúpula regional do PTB avisou ontem não ter nenhum compromisso com os peemedebistas, embora tenha integrado a coligação que reelegeu o prefeito, em 2008, e o governador, nas eleições do ano passado.
Alvo de cobiça dos demais partidos, um dos pontos positivos do PTB é o fato de ser uma legenda com forte poder de barganha política devido ao tempo a que tem direito no programa eleitoral gratuito de rádio e televisão.

Apesar disso, essa posição dos petebistas se restringe apenas a administração municipal, uma vez que o partido, embora não tenha sido contemplado com nenhuma secretaria, dispõe de espaços no governo de André Puccinelli, conforme compromisso firmado durante a campanha.

“O PTB de Mato Grosso do Sul não tem nenhum compromisso com o prefeito Nelsinho Trad. Nós apoiamos a reeleição dele, mas o partido não participa em nada da administração municipal, nem do primeiro, nem do segundo, nem do terceiro escalão. Então, compromisso nós não temos nenhum”, declarou ontem o ex-deputado estadual e secretário-geral do partido no Estado, Walter Carneiro, em entrevista ao jornal O PROGRESSO na Assembleia Legislativa.

Apesar disso, Carneiro deixou claro que o PTB, está aberto o diálogo. “É claro que política você tem que conversar, estamos formando o diretório municipal em Campo Grande, já fizemos várias filiações de pessoas que disputarão as eleições municipais. Quanto ao apoiamento a candidato a prefeito, o PTB está aberto a todos os partidos para conversar e não existe compromisso com ninguém até agora”, admitiu.

Segundo o dirigente, nesta quinta-feira, ocorrerá mais uma reunião na sede do diretório regional com as lideranças da capital que estão dispostas a participar da próxima campanha eleitoral.

#####REORGANIZACÃO
Sobre o processo de reorganização partidária, Carneiro comentou que o comando regional está trabalhando no sentido de fortalecer o grupo em vários municípios.


“Nossos diretórios expiram agora no dia 30 de abril, e nós temos visitado vários municípios, já formando as comissões provisórias, e elas praticamente é que serão responsáveis pela filiação e pela direção das eleições do ano que vem. O partido tem encontrado bastante ressonância nos municípios, vários petebistas têm voltado para o partido, e temos recebido também lideranças novas”, emendou.