Teatro

Palco Giratório apresenta “A Carroça é Nossa”

6 MAI 2016 • POR • 06h00
Espetáculo começa com um sonho de Pedoca, personagem encenado por Lauande Aires, em que ele se vê em uma carroça puxada por um burro. - Foto: Divulgação
O Palco Giratório do Serviço Social do Comércio (Sesc) abre, neste final de semana, a temporada 2016, com a apresentação do espetáculo de rua "A Carroça é Nossa", do grupo Xamã Teatro do Maranhão.


Nesta sexta-feira, ocorre a oficina "Contar Histórias. A Arte da Memória", ministrada pelos integrantes do grupo Xamã. Já a apresentação da peça acontece no sábado, às 19h, no Sesc Morada dos Baís. A entrada é 1 kg de alimento não-perecível que será revertido ao programa Mesa Brasil do Sesc.


A sinopse de "A Carroça é Nossa" gira em torno do sonho de Pedoca, personagem encenado por Lauande Aires, em que ele se vê em uma carroça puxada por um burro. Ao despertar, encontra a carroça, mas não o animal que pudesse puxá-la. Em sua busca pelo burro, encontra Toinha (Gisele Vasconcelos), que sonha por um amor verdadeiro; Joaninha (Cris Campos), que anseia por proteção e Cecé (Renata Figueiredo), cujo sonho é encontrar sua família. Durante a busca, percebem que precisam desvendar um enigma que envolve não só a carroça como os seus destinos. Durante a jornada, os quatro companheiros relembram seus versos, histórias e canções e percebem que seus destinos não se cruzaram à toa.


A oficina "Contar Histórias. A Arte da Memória", será realizada hoje das 8h às 12h, e das 14h às 18h, no Teatro de Bolso do Sesc Horto. O investimento é de R$ 15. O processo busca a troca de experiências sobre o processo de criação do espetáculo "A Carroça é Nossa", que desenvolvido coletivamente a partir do estudo da narrativa, da musicalidade e do imaginário popular, foi construído poeticamente nas formas de verso e de prosa, mesclando sempre a conversação com o público e revezando o diálogo entre personagens e audiência.


Serão trabalhados jogos de interpelação com a plateia, de versificação com mistura de fala e de canto, na busca da redescoberta da memória e da tradição, enquanto alimento para o material orgânico e narrativo do ator que canta, dança e narra.

Serviço


O Sesc Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140. O Teatro de Bolso do Sesc Horto está localizado na rua Anhanduí, 200. Informações no telefone (67) 3311-4300.