Mundo

José Alencar foi um dos “pais” da UFGD

30 MAR 2011 • POR • 17h29
Em 2003, Alencar recebeu de Geraldo o projeto que criava a UFGD - Foto : Arquivo
DOURADOS - O projeto de implantação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) recebeu apoio de José Alencar (in memorian), quando ele exerceu interinamente a Presidência da República, em 2003. O ex-vice-presidente morreu na terça-feira, aos 79 anos, em decorrência de um câncer.

O apoio de Alencar ao projeto da UFGD foi explicitado em audiência realizada em 15 de julho de 2003. Ao receber o Projeto de Lei 1266/2003 das mãos de Geraldo Resende, o então presidente em exercício ouviu com atenção as justificativas da proposta e se comprometeu em dar todo o apoio institucional e político ao pleito da sociedade douradense.

De acordo com Geraldo Resende, que dias depois articulou compromisso idêntico de Luís Inácio Lula da Silva, “o presidente em exercício foi muito atencioso e ponderou que ele considerava que a educação era o melhor caminho para o desenvolvimento do país”.

Geraldo Resende compareceu à missa de corpo presente de Alencar na tarde de ontem, em Brasília. Ele disse que Alencar foi um político honesto, íntegro e ético, “como todos os cidadãos e principalmente os que fazem atividade política devem ser”. Para Geraldo, o falecimento de Alencar representa uma “perda irreparável” para a nação brasileira e que a imagem do ex-vice-presidente “ficará marcada para sempre na história do Brasil”.