Senado

Conselho de Ética decide pela cassação de Delcídio do Amaral

3 MAI 2016 • POR • 16h55
Foram 13 votos sim, nenhum não e uma abstenção. O processo segue para a Comissão de Constituição e Justiça.
O Conselho de ètica do Senado federal aprovou recomendação de cassação do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). Foram 13 votos sim, nenhum não e uma abstenção. O processo segue para a Comissão de Constituição e Justiça.

Durante o seu voto, o senador Telmário Mota, afirmou que "não há qualquer dúvida de que o senador Delcídio abusou de sua prerrogativa constitucional" e de que maculou a imagem do Senado ao atuar, segundo o Ministério Público, para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.

A representação contra Delcídio do Amaral foi protocolada em dezembro do ano passado pela Rede Sustentabilidade e pelo Partido Popular Socialista (PPS), após o senador de Mato Grosso do Sul ter sido preso por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

Em março, Telmário Mota apresentou relatório favorável à continuação do processo no conselho e por quatro vezes Delcídio foi convocado a apresentar a defesa, mas ele não compareceu. No dia 22 de abril, os advogados de Delcídio entraram com mandado de segurança no STF para suspender o processo no Conselho de Ética, sob a alegação de prejuízo ao direito de defesa. Em decisão liminar, o ministro Celso de Mello indeferiu o pedido.