Nova Andradina

Cidade desenvolve ações com foco na saúde e segurança

2 MAI 2016 • POR • 06h00
Prefeito reforça movimento que estimula adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho. - Foto: Thiago Odeque
Para estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho, Nova Andradina integra as ações de mobilização do "Abril Verde", mês dedicado à conscientização sobre o tema. Na quinta-feira (28), data instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para marcar a celebração Mundial da Saúde e Segurança do Trabalhador, o município esteve à frente de uma série de intervenções públicas para chamar a atenção dos nova-andradinenses sobre a importância da data.


Para a ação, o setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador realizou blitz educativa na área central além de estender a iniciativa ao Executivo Municipal, reforçando ao prefeito Roberto Hashioka, a atuação do setor.
De acordo com o gestor, os novos aspectos e processos produtivos geram impacto sobre a saúde das pessoas, o que exige ações integradas que promovam a saúde e a segurança do trabalhador.


A iniciativa, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, integra a Política Nacional e está em sinergia com as redes básica, de serviços em saúde e técnica, compondo todos os níveis do sistema e tem como base, os dados do Sinan (Sistema de Informação de agravos de Notificação), que apontam, em Nova Andradina durante o ano de 2015, 56 casos de Acidente de Trabalho, com quatro óbitos. A maior incidência de casos está vinculada ao setor da Construção Civil.


"Ao alertar empregados, empregadores e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, buscamos promover em todos os setores produtivos, um ambiente seguro aos trabalhadores", reforça a enfermeira Blacia Mara Leiva Constâncio, coordenadora da ação. A ação, também conta com a participação do Gerente em Saúde, Lúcio Roberto Tolentino, da fonoaudióloga Thaís Lobo Grígolo e da farmacêutica Michele Renata Ginel.


Em Nova Andradina, a Saúde do Trabalhador constitui uma área da Saúde Coletiva que tem como objeto de estudo e intervenção as relações entre o trabalho-saúde-meio ambiente. Como objetivos despontam a promoção, proteção e prevenção da saúde do trabalhador, compreendendo a prestação da assistência aos trabalhadores, procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada, no SUS.

Abril Verde


O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho é lembrado em 28 de abril, porque no ano de 1969 houve uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu, em 2003, a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo é o laço verde.