Ponta Porã

Campanha de Trânsito realiza mutirão sábado

29 ABR 2016 • POR • 06h00
Mutirão Motociclista legal acontece sábado - Foto: Walmir Quintana
A Campanha de Trânsito "Motociclista Legal respeita a Lei nos dois lados da Fronteira" deflagrada em outubro de 2015, pelas Instituições Públicas responsáveis pela segurança no trânsito da fronteira Brasil-Paraguai, realizam amanhã (30), às 14h, um amplo mutirão no Parque dos Ervais de Ponta Porã . O mutirão estará reunindo as autoridades de trânsito do Brasil e Paraguai, objetivando orientar os motociclistas e condutores quanto as normas e leis vigentes nos dois países vizinhos.


Conforme informou o promotor de Justiça Gabriel Alves Rodrigues, o mutirão é uma forma de diminuir as dúvidas relacionadas a etapa de fiscalização das motocicletas que ocorre a partir de 01 de maio deste ano.


"A Campanha teve inicio em outubro do ano passado, com etapas de orientação, através de palestras educativas nas escolas e entidades, distribuição de panfletos ilustrativos com seis meses de prazo para que os motociclistas pudessem se adequar as normas de trânsito" explicou Gabriel.


O promotor de Justiça disse ainda que o mutirão serve para diminuir algumas dúvidas existentes e esclarecer a população que a campanha é a favor da vida, sendo fundamental o respeito as leis de trânsito dos dois países.


"Somos a favor que o cidadão de bem, que o trabalhador utilize a motocicleta como meio de transporte e locomoção. Porém dentro da legalidade, conscientizar a população que a motocicleta deve ser ocupada por apenas duas pessoas, não sendo transporte coletivo, com uso de capacete e documentação devidamente em dia" alertou Gabriel.


Em reunião realizada no dia 25 de abril, no Centro de Convenções de Ponta Porã, para tratar da etapa de fiscalização as motociclistas o Promotor de Justiça Gabriel Rodrigues, afirmou que os acidentes envolvendo motociclistas na fronteira são números de guerra civil que transforma a imprudência em caso de saúde pública.


Durante o mutirão haverá uma extensa programação com atendimento médico, atividades recreativas e apresentações culturais.


Ponta Porã possui 85 mil habitantes, fronteira seca com a cidade vizinha Pedro Juan Caballero, Paraguai, que juntas formam uma frota de veículos superior a 80 mil que nos últimos anos mudou consideravelmente o trânsito das duas cidades irmãs.


Recentemente números apontaram que somente em Pedro Juan Caballero, Paraguai, existem cerca de 70 mil motocicletas, sendo que apenas 3.500 se encontram devidamente regularizadas na Intendencia Municipal.