Maracajú

Julgamento de Raças destaca potencial pecuário de Laguna

28 ABR 2016 • POR • 06h00
Pecuaristas mostraram potencial genético de seus animais durante o Julgamento de Raças. - Foto: Simone Burin
No sábado (23), durante a 19ª Festa do Pé de soja Solteiro, a Prefeitura de Laguna Carapã promoveu, em parceria com a Associação dos Produtores de Leite, o Julgamento de Raças em duas categorias (novilhas e bezerras) no pavilhão do Parque de Exposições Colorindo Pezzarico.


O prefeito Itamar Bilibio acompanhou a avalição morfológica das reses apresentadas e destacou o investimento dos criadores em seus animais, "podemos perceber nitidamente que estes animais recebem tratamento diferenciado, devido à boa qualidade que vemos na pista de exibição, julgamento de raças ajuda a aprimorar o conhecimento sobre cuidados e manejo, além de buscar melhoramento genético para futuros investimentos na propriedade dos pecuaristas que acompanham o evento", pontuou o prefeito.


Para o presidente da Associação dos Produtores de Leite, Flávio Oliveira, o resultado do Julgamento de raças mostrou que Laguna Carapã tem um grande potencial no setor da pecuária, com grandes criadores que apresentaram belos animais, "as parcerias como da prefeitura e apoio dos criadores, servem de incentivo na busca de investimentos em técnicas de aperfeiçoamento no campo e o julgamento de raça ajuda na valorização comercial dos animais, objetivando melhorias na produção pecuária", ressaltou Flávio


O presidente explicou ainda que este ano a diretoria da associação optou por não realizar o Concurso Balde de Ouro, devido às dificuldades financeiras e outras questões internas da Associação, "a atividade leiteira é muito sacrificante, os produtores tinham muito trabalho em tirar leite em suas fazendas e depois ainda vir tirar o leite no Concurso, preferimos fazer só julgamento de raças e utilizar esse espaço para confraternizar entre os produtores, trocando experiências e fortalecendo os laços de amizades", explicou o presidente.


Os responsáveis pela avaliação foram o zootécnico Juliano Coelho e o Médico Veterinário Alcio Cavalheiro, ambos do SENAR-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Segundo eles ao fazer o exame visual nos animais é levando em consideração vários aspectos que distinguem o tratamento dispensado ao gado, em um conjunto de beleza corporal, porte, estrutura óssea, arqueamento das costelas, caracterização racial, formato dos olhos, orelhas e pelagem.


Laguna Carapã é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. O municipio de Laguna Carapã é bastante destacado tanto na parte de agricultura, quanto na parte comercial.
O nome Laguna Carapã vem do guarani que significa Lagoa Torta, dado pela grande lagoa que existe na região, que agora não está tão grande como era.


Hoje, de acordo com o último censo do IBGE, a população em 2014 está estimada em 6 935 (seis mil novecentos e trinta e cinco) habitantes.