Futebol

Sete pode ser o segundo campeão estadual de Dourados

27 ABR 2016 • POR • 17h23
Presença de mais de 6 mil torcedores no estádio Douradão foi a prova de que a cidade abraça o time. - Foto: Divulgação
O Sete de Setembro de Dourados vai escrevendo a própria história e sendo marcado no futebol douradense e de Mato Grosso do Sul. No entanto, esta escrita pode ser melhor. A dois jogos da taça, se vencer o Comercial de Campo Grande, o time de Dourados será o segundo da cidade a conquistar o título máximo do futebol de Mato Grosso do Sul – até hoje apenas o Ubiratan conseguiu o feito. Mais do que esta proeza, o Sete entrará ainda para o seleto grupo de equipes que conquistaram pelo menos uma vez a taça em 36 edições do certame, hoje com 11 times.


Em 2016, aos poucos, o torcedor da equipe e, principalmente, aqueles que torcem por Dourados, acompanharam a confirmação da promessa feita pela diretoria ainda na apresentação de elenco e comissão técnica, em janeiro, quando foi anunciado que este seria "o melhor time do Sete de todos os tempos". A prova do contágio ao torcedor foi o estádio cada vez mais lotado.


O auge desta fórmula apregoada - de que time forte resulta em torcida presente - pode se consolidar com a conquista do título. No entanto, os torcedores já não pensam mais nas promessas da diretoria sendo cumpridas e o foco agora é outro. É ver um time de Dourados figurar, depois de tanto tempo, entre os maiores de Mato Grosso do Sul com constância.


Pensar que será fácil é errado. São muitos os ingredientes históricos para esta decisão que favorecem o ‘peso’ do Comercial para a decisão.


Mas, depois de despachar nas semifinais o Operário, maior campeão Estadual com 10 títulos e ainda seis vice-campeonatos, o ‘novato’ Sete agora encara o arquirrival do eliminado Galo, e segundo maior campeão, com 9 títulos e 9 vices, de cabeça erguida.


Ainda que o time da Capital tenha comparecido na final por 18 vezes, um terço delas contra times do interior e nessas seis vezes venceu cinco, foi para um douradense a única derrota sofrida, quando o Ubiratan foi campeão em 1999.


Claro, estes são números alheios a história do Sete. Mas o time que subiu para a elite estadual apenas em 2005 também pode contar com dados compilados pelas próprias ações. Por exemplo, o fato de que, desde a ‘subida’, o time de Dourados encarou o Comercial em 4 oportunidades e venceu três.


Em 2008, na 6ª e 16ª rodadas do Estadual, o Sete vence em Campo Grande e perdeu no Douradão. No ano seguinte, nas mesmas rodadas, 3 a 2 para os douradenses no Morenão e 4 a 2 no Douradão.


Todos são prognósticos e vislumbres da crônica esportiva. Mas, como não atentar para estas informações? Ainda há dados, como as 13 conquistas do interior em 36 edições do Estadual desde 1979, período em que times que não eram de Campo Grande chegaram à final em 25 edições. Destas, 7 vezes eram times de Dourados.


É esperar para ver. Enquanto isso, o torcedor vai comemorando o fato de ter um ‘calendário cheio’ ainda em 2016, com a participação na Série D do Brasileirão. Ano que vem tem Copa do Brasil.