Dourados

Torre desativada facilita lançamento de objetos no presídio

27 ABR 2016 • POR • 07h52
Das quatro torre na PED, uma está desativada Foto: Arquivo
Uma das quatro torres instaladas na PED (Penitenciária Estadual de Dourados) está desativado. isso tem feito com que criminosos lançassem drogas e celulares para dentro do presídio. A denúncia é do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o presidente da categoria, André Santiago, o lançamento de objetos para o interior da PED tornou-se rotina pela torre desativada. "Chegam a utilizar até pipa para levar objetos até os detentos", diz o representante dos agentes penitenciários.

E não há horário para o lançamento de objetos. "Isso acontece durante o dia, no período da noite e na madrugada", relata, alertando para a falta de segurança no maior presídio estadual do Estado e que concentra detentos considerados de maior periculosidade.

Com superlotação recorde que ultrapassa 2.450 internos, 3 vezes mais do que a capacidade, a PED tem 4 grandes facções e 600 líderes de extrema periculosidade. A informação é do juiz corregedor dos presídios de Dourados, César de Souza Lima. Segundo ele, o judiciário vem tentando negar vagas para presidiários perigosos de outros estados e analisando possíveis progressões de penas.