STF

STF mantém prisão de Marcelo Odebrecht

27 ABR 2016 • POR • 07h14
Marcelo Odebrecht - Foto: Divulgação
O STF (Supremo Tribunal Federal) manteve a prisão provisória do empresário Marcelo Odebrecht. A decisão foi tomada pela 2ª Turma da Corte, da tarde desta terça-feira (26).

Relator dos processos relativos à Operação Lava Jato na Corte, o ministro Teori Zavascki votou por manter o empreiteiro na prisão. O seu voto foi seguido pelos ministros Celso de Mello e Cármem Lúcia. Gilmar Mendes e Dias Toffoli votaram por aceitar o habeas corpus impetrado pela defesa. O placar terminou em 3 a 2.

Zavascki também votou a favor de conceder o benefício a Rogério Araújo. Os demais ministros da Turma seguiram a orientação. A partir de agora, o executivo vai ter que cumprir prisão domiciliar, além de cumprir medidas alternativas como usar tornozeleira eletrônica, não voltar a trabalhar na empresa e entregar o passaporte.

Já no caso de Márcio Faria da Silva, Teori foi voto vencido. Três dos cinco ministros votaram a favor do pedido de liberdade. O relator havia dito que o empresário, por ter dupla nacionalidade, poderia fugir do País para não cumprir a pena.

Marcelo Odebrecht permanece preso em Curitiba. Ele está na cadeia desde junho do ano passado, quando teve a prisão determinada na 14ª fase da Operação Lava Jato.