Mundo

'Vivemos em um pântano', diz noiva

29 MAR 2011 • POR • 15h15
Denise e Marcelo se casaram vestidos de Shrek e Fiona, em Garibaldi - Foto: Alessandro Veronese Mânica/Agência RBS
“Nós vivemos em um sítio, tipo um pântano mesmo, isolados. Por isso nos identificamos com os personagens”. É assim que a cabeleireira Denise Flores, de 30 anos, explica a inspiração para o casamento temático que realizou em sua união com Marcelo Basso, 39 anos, em Garibaldi (RS). Durante a cerimônia, que ocorreu em 12 de março, o casal usou fantasias dos personagens de desenho Fiona e Shrek.

De acordo com a noiva, a ideia surgiu quando o casal assistia ao filme e foi necessário um ano de preparação para que tudo ocorresse como o planejado. “Já na igreja, os convidados estavam vestidos com fantasias, porque essa era a orientação que colocamos no convite: os convidados devem estar vestidos como qualquer criatura de conto de fada”, conta Denise.

Entre as mais de 20 crianças que participaram da cerimônia, como pajens e damas de honra, havia princesas e os famosos amigos de Shrek: o dragão, o burro falante e o gato de botas. “Eles entraram na igreja e quem levou as alianças foi uma pequena Fiona”, diz.

Durante a celebração religiosa, as músicas tocadas também faziam parte da trilha sonora do filme. E na festa para 600 convidados, uma empresa contratada para o entretenimento garantiu o clima do desenho animado.

Apesar de temático, Denise garante que o casamento seguiu toda a tradição católica. “[A cerimônia] seguiu todos os ritos, nada foi mudado. A única diferença foi o uso das roupas”, diz. Denise afirma que frequenta a igreja católica, já foi catequista e fez parte de grupos de jovens da paróquia.

A realização do sonho de Denise e Marcelo, no entanto, gerou polêmica na cidade. Em nota, a Diocese de Caxias do Sul (RS) afirmou que a celebração do sacramento do matrimônio deve seguir ritos e linguagem “adequados às culturas e situações e fundamentados na fé e não inspirados na imaginação e na fantasia”.

O estilo usado e as fantasias, ainda de acordo com a nota, não corresponderam à “santidade e seriedade desta celebração”. O frei que realizou a cerimônia, segundo a Diocese, foi advertido e orientado.

“Foi a cerimônia como sempre quisemos, todo mundo gostou. Todos os convidados gostaram, principalmente as crianças”, afirma o noivo, Marcelo Basso.

#####Casa no pântano
A identificação com Fiona e Shrek, segundo Denise, vai além da localização da casa do casal. \"Nossa casa tem apenas duas peças de móveis, como a do Shrek, não tem pintura, também como no filme, e fica em meio a muitas árvores, igual à casa deles. É uma casa rústica\", diz a noiva.

Por gostarem da vida no campo, isolados do movimento das grandes cidades, Denise e Marcelo afirmam ter aspectos da personalidade semelhantes aos personagens. (G1)