Variedades

Mahindra mantém a operação da SsangYong no Brasil com a Districar

29 MAR 2011 • POR • 13h10
Korando C foi apresentado no Salão de São Paulo, no ano passado - Foto: Milene Rios/G1
A fabricante de veículos indiana Mahindra & Mahindra concluiu neste mês a aquisição da sul-coreana SsangYong, que desde 2009 passa por dificuldades financeiras e está em processo de recuperação judicial. Apesar da manobra e de a Mahindra ter uma fábrica no Brasil, o diretor da Districar Importadora e Distribuidora de Veículos — empresa que importa os modelos da marca SsangYong —, Mohsin Ibraimo, afirma que nada será alterado. O empresário confirmou ainda a chegada do crossover Korando C para maio.


\"Vamos lançar primeiro a versão a diesel do novo Korando. Entre setembro e outubro traremos a versão a gasolina”, ressalta Ibraimo. O Korando C contará com tração 4×2 e 4×4 e motor 2.0 turbo diesel de 173 cavalos de potência. O crossover vai concorrer com os também sul-coreanos Hyundai Tucson e ix35. Ele será vendido no país por R$ 102 mil. Já a versão a gasolina terá preços a partir de R$ 90 mil, conforme anunciado durante o Salão de São Paulo no ano passado.

De acordo com Mohsin Ibraimo, apesar da compra da marca pela Mahindra, as operações da SsangYong continuam a mesma. “Para nós, a situação é muito boa, porque a SsangYong estava em uma fase difícil. Com a entrada da Mahindra, teremos investimentos em novos modelos”, destaca o diretor da Districar. Com a aquisição, a Ssangyong pretende investir US$ 213 milhões neste ano para o desenvolvimento de produtos.

#####Nova picape
Entre os lançamentos previstos para 2011 no mercado brasileiro está também uma picape. “Ela deve chegar no fim do ano”, diz Ibraimo. No ano que vem, o portfólio da sul-coreana no Brasil ganhará mais três modelos, entre eles, uma linha de automóveis e um utilitário esportivo. “Sobre a nova SUV só teremos informações daqui a dois meses”, diz.

De acordo com Ibraimo, a aceitação dos modelos SsangYong no Brasil é positiva, especialmente por causa dos motores a diesel. Mesmo assim, a sul-coreana investe no desenvolvimento de motores bicombustíveis. “Investiremos nos próximos anos em carros flex. Para o ano que vem, podemos iniciar as vendas do modelo de passageiro com motor flex”, destacou.

A sul-coreana SsangYong encerrou 2010 em 20º lugar no ranking de vendas no Brasil, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Ao todo, foram emplacadas 3.911 carros da marca, volume que representa 0,12% do mercado nacional de automóveis e comerciais leves. (G1)