Informe C

Ungidos pelo Temer? Quem sabe...

25 ABR 2016 • POR • 06h00
Mato Grosso do Sul pode conquistar um ministério no eventual governo de Michel Temer. O deputado federal Carlos Marun (PMDB) — um dos políticos que mais se destacou na comissão do impeachment da presidente Dilma Rousseff está sendo cotado para o Ministério das Cidades.  Outro nome destacado nas conversas políticas é do senador Waldemir Moka (PMDB) para o Ministério da Agricultura. E não é a primeira vez que o nome de Moka é lembrado. No governo de Lula e da Dilma, ele foi sondado para assumir o ministério. 

##### Saindo do papel


A Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação do Estado anunciou sua restauração do Castelinho, em Ponta Porã, com previsão de início em setembro. O Castelinho – o mais importante monumento histórico de lá, foi utilizado na década de 1940 como uma base da Guarda Nacional na região de fronteira, durante o governo de Getúlio Vargas. Demorou quatro anos para ficar de pé, sendo entregue em 1930, nas imediações da antiga estação da Noroeste. Enquanto isso, as ruinas da usina velha de energia elétrica de Dourados continuam na base do ‘balança, mas não cai’, desafiando os prefeitos nas ultimas gestões, inclusive Murilo Zauith. Nem o deputado federal Geraldo Resende deu jeito na restauração.

##### Calada


A juíza Solange Salgado, da 1ª Vara do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, do Distrito Federal, concedeu na sexta-feira liminar em ação popular proposta pelo líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antonio Imbassahy (BA), e proibiu a presidente Dilma Rousseff (PT) de convocar cadeia nacional de rádio e televisão para veicular pronunciamentos contra o impeachment. A juíza pede ainda que a presidente se abstenha de afirmar, nos possíveis pronunciamentos, "que há um golpe em curso no país".

##### Mosca azul


O colunista Reinaldo Rosa, que responde pela coluna "De Olho na TV", no Campo Grande News, comentou que o "contador, administrador de fazendas, professor da Unigran e piloto particular de Murilo Zauith, Renato Venturini interpreta um padre no filme Em nome da Lei, filme rodado em Dourados. Baseado em tal ‘benefício para a cidade’, o moço sonha com a cadeira do patrão, na prefeitura de Dourados."

##### Dois do MS


Essa lista completa de senadores titulares indicados para a comissão do impeachment: PMDB (5 vagas) Raimundo Lira (PB), Rose de Freitas (ES),
Simone Tebet, José Maranhão (PB) Waldemir Moka; Bloco da oposição (PSDB, DEM e PV, 4 vagas): Aloysio Nunes (PSDB-SP) Antônio Anastasia (PSDB-MG), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Ronaldo Caiado (DEM-GO); Bloco de Apoio ao Governo (PT e PDT, 4 vagas), Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR), José Pimentel (PT-CE) e Telmário Mota (PDT-RR); Bloco Moderador (PTB, PR, PSC, PRB e PTC, 2 vagas), Wellington Fagundes (PR-MT) e Zezé Perrella (PTB-MG); Bloco Democracia Progressista (PP e PSD, 3 vagas), José Medeiros (PSD-MT), Ana Amélia Lemos (PP-RS) e Gladson Cameli (PP-AC); e Bloco socialismo e democracia (PSB, PPS, PCdoB e Rede, 3 vagas) Fernando Bezerra (PSB-PE) Romário Faria (PSB-RJ) e Vanessa Grazziotin (PC do B-AM).

##### Che ñe’e


A indígena Valdelice Veron, da Aldeia Taquara, em Juti não depôs na CPI do Cimi, da Assembleia Legislativa. O interprete não conseguiu chegar para participar da oitiva. Valdelice que fala fluentemente o português se negou a depor na língua portuguesa. Ela lembrou que tinha direito de falar em sua língua. A presidente da CPI, a deputada Mara Caseira, ainda insistiu no sentido de contribuir com a investigação, mas a indígena se negou a prestar esclarecimentos em Português. 


### BATE REBATE


O senador Delcídio do Amaral saiu da prisão em fevereiro e não voltou ao Senado, nem mesmo para prestar depoimento à comissão de ética que analisa de cassa ou não o seu mandato por quebra de decoro. E na quarta feira será a última tentativa de ouvi-lo.

A Eletrobras está proibida de realizar qualquer pagamento relativo aos contratos da obra da Usina São Domingos, no Rio Verde, entre Água Clara e Ribas do Rio Pardo, até que o TCU conclua os levantamentos sobre as suspeitas de superfaturamento que somam prejuízos de R$ 43,9 milhões.

O ministro Teori Zavascki, do STF determinou a abertura de procedimento para uma apuração sobre planilhas apreendidas na Lava Jato que mostram doações feitas pela Odebrecht a cerca de 300 políticos com e sem foro privilegiado de vários partidos. O material será analisado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Em Mato Grosso do Sul, nos últimos 12 meses 11.597 trabalhadores ficaram sem emprego, segundo o Caged.

### INFORME CURURU


Pelo impeachment de toda segunda-feira, eu voto sim!