Visita

Estudantes de Turismo vsitam a ADL

18 ABR 2016 • POR • 06h00
Estudantes de Turismo da Uems em visita à Academia Douradense de Letras. - Foto: Divulgação
No início deste mês, uma média de 50 estudantes do curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) de Dourados, estiveram visitando a Academia Douradense de Letras (ADL), que fica no interior do Parque dos Ipês.


Na ocasião, eles foram recepcionados pela presidente da ADL, Ivone Macieski e pelos membros Merlinton Braff e Heleninha de Oliveira. Na Academia eles puderam conhecer as instalações, onde também funciona uma biblioteca. "Hoje temos 40 cadeiras ocupadas por escritores que, quando nos deixam abrem vaga para outro imortal. Mas, como dizemos, ficamos imortais na memória de todos vocês", disse Ivone Macieski, que discorreu um breve histórico da ADL aos alunos. Ela ainda explicou o significado da bandeira e dos símbolos que nela são encontrados, como o louro, a erva-mate, as cores de fundo e as 40 estrelas, que representam cada uma das cadeiras. Outra explicação aos estudantes foi sobre a ADL-Jovem constituída em 2012 na gestão de Brígido Ibanhes, iniciativa inédita em todo o Brasil. "Dourados é a primeira cidade brasileira a criar uma Academia Jovem, que faz parte da ADL e que é composta por alunos da rede escolar. Eles se mantém jovens imortais até os 21 anos, quando têm que deixar seu lugar e, se tiverem interesse, podem se candidatar a uma cadeira oficial", comenta.


Ao final, Carlos Marinho cantou a música "Meu Mato Grosso do Sul", de sua autoria em parceria com Carlos Fábio, seguida de outras músicas de sucesso. Ivone agradeceu a visita dos universitários e das professoras
Camila de Brito Quadros Lara, Marileth Portela de Matos e Maria Cristiane Lunase que acompanharam a visita.