Nova Andradina

Nova Andradina realiza ações de combate ao Aedes aegypti

18 ABR 2016 • POR • 06h00
Passeata promovida pela Escola Antônio Joaquim de Moura Andrade envolve alunos da Educação Infantil. - Foto: Thiago Odeque
Para envolver os estudantes no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, o Centro de Controle de Zoonosese a Secretaria Municipal de Educação, através das Escolas Municipais Mundo da Criança e Antônio Joaquim de Moura Andrade, encabeçaram na última semana, ações educativas abordando os hábitos cotidianos de prevenção às tríplices doenças.


Na Escola Mundo da Criança, o biólogo, entomólogo e pesquisador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Jhoy Alves Leite, reforçou a importância do envolvimento de todos no combate às doenças. "As crianças podem e devem realizar ações de prevenção e fiscalização, sendo nossos aliados na difusão atitudes de limpeza e organização das residências, comércios, escolas e todos os locais que devemos manter sem água parada", frisou. A ação, também foi acompanhada pelo técnico do CCZ, Paulo Moreira.


"A Secretaria de Educação é nossa parceira, contribuindo de forma efetiva nas ações educativas de combate ao mosquito Aedes aegypti", reforçou a Coordenadora de Controle de Vetores de Nova Andradina, Joelma Correa. A iniciativa também tem o reconhecimento da coordenação escolar. "É proveitoso quando proporcionamos aos alunos momentos de conscientização e, mais ainda, de interação. Com uma linguagem clara e direta, os alunos aprendem e disseminam o que adquiriram de conhecimento", ressalta a Coordenadora Lidiane Breguedo.


Quem também aderiu às mobilizações que reforçam o combate às tríplices doenças foi a escola Antônio Joaquim de Moura Andrade, com passeata de conscientização que reuniu educadores e alunos da Educação Infantil. A atividade foi coordenada pela diretora Liliane Bertoldi. "As crianças têm facilidade de multiplicar o que aprendem, além de desempenharem na família, papel de fiscalização. São importantes aliados da escola nesse processo", reforça a gestora da unidade escolar.

Ações Integradas


A Secretaria de Saúde informa que o município lidera importantes ações de conscientização e combate ao mosquito transmissor das doenças. Segundo o secretário Silvio Senhorini, além de implantar o Disque-Dengue, Nova Andradina também instituiu o Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypti.


Neste contexto, se integram à iniciativa, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, a Acina, o Núcleo Regional de Saúde, Vigilância Sanitária, CCZ, Procuradoria-Geral do Município, Assessoria do Executivo, Coordenadoria Geral de Comunicação Institucional e Polícia Militar, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Serviços Públicos, Finanças e Gestão, Educação, Cultura e Esporte e Cidadania e Assistência Social. "O prefeito Roberto Hashioka tem buscado assegurar mecanismos eficientes para que toda administração atue em sinergia no combate às doenças".