OLIMPÍADAS RIO 2016

Rio-2016 vai liberar mais de 1 milhão de ingressos

14 ABR 2016 • POR • 07h59
Rio-2016 tem um total de 7,4 milhões de ingressos e já vendeu 62% da carga. - Foto: Divulgação
Os Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados na cidade do Rio de Janeiro, vão se iniciar nesta quinta-feira (14), uma nova etapa de comercialização de ingressos. O processo será aberto depois do sorteio que distribuirá os grupos para o torneio de futebol – a definição das chaves será às 10h (horário de Brasília), no auditório do Maracanã – e terá mais de 1 milhão de entradas, incluindo algumas das mais disputadas (cerimônia de abertura, finais do basquete masculino e finais do futebol masculino).

A principal fonte de tíquetes alocados nessa etapa é o torneio de futebol. Ainda há 1 milhão de ingressos disponíveis para a modalidade na Rio-2016, e a expectativa do comitê organizador dos Jogos é que o sorteio dos grupos e a consequente definição dos confrontos sirvam para alavancar a comercialização.

As outras entradas que serão disponibilizadas nesta quinta-feira fazem parte de uma categoria que o comitê organizador chama de "contingência". Esse grupo abarca ingressos bloqueados por questões de legislação (cota para portadores de necessidades especiais, por exemplo) e os bilhetes que só foram confirmados depois da conclusão de estruturas temporárias em ginásios.

A Rio-2016 tem um total de 1,7 milhão de ingressos de contingência (500 mil por questões legais e 1,2 milhão por causa de incertezas sobre o desenho final dos equipamentos). Essa segunda (e maior) porção será colocada à venda paulatinamente, com início nesta quinta-feira, e tem entradas para os eventos mais concorridos dos Jogos.

"As contingências atingem todos os níveis, do premium ao menos premium. A gente vai liberar uma sequência a cada dia ou semana", explicou Mario Andrada, diretor de comunicação da Rio-2016, em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (13).

O Uol também informou o total, os Jogos Olímpicos deste ano têm 7,4 milhões de ingressos. No entanto, excluindo a carga de contingência (1,7 milhão), foram 5,7 milhões colocados à venda até agora. Desse total, a Rio-2016 comercializou 62% (3,5 milhões).

"A venda no exterior tem sido boa e não sofreu nenhum impacto até agora. No Brasil, com a liberação das contingências, assumirá padrões dentro dos patamares esperados e das médias de Jogos anteriores", completou Andrada.

Toda a venda de ingressos para os Jogos Olímpicos é feita pelo site www.rio2016.com/ingressos.