Laguna Carapã

Câmara de Laguna debate votação de suplementação orçamentária em sessão

14 ABR 2016 • POR • 06h00
Ùltima sessão da Câmara de Laguna Carapã, aconteceu terça-feira, dia 12. - Foto: Divulgação
Na última terça-feira (12) durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Laguna Carapã, o maior debate se deu em torno do Projeto de Lei, enviado por parte da administração de Itamar Bilibio, solicitando um crédito adicional suplementar de 15% no orçamento do município de 2016, avaliado pela Comissão de orçamento e finanças.


A solicitação apresentada pelo prefeito teve respaldo, sem nenhuma emenda por parte dos vereadores Ademar Dalbosco, Doreli Portella e Wilson de Matos, o Pipoca e aprovação com uma emenda, defendida pelos vereadores Alex Cordeiro e Edilson Alencar. Para estes integrantes da Comissão, o município teria 5% de acréscimo de imediato e, se fosse necessário, outros valores liberados, posteriormente.


Os argumentos a favor dos 15%, realizado pelo vereador Ademar Dalbosco, foram defendidos e justificados, principalmente, pelos custos gerados pela situação de emergência por causa das chuvas, para compor valores para pagar o que se deve ao trabalho de horas-máquinas na recuperação das estradas, a complementação de remédios para o atendimento da população e a aquisição de motos para os agentes de saúde que já não tem como realizar suas atividades, totalizando o valor de, em torno, de R$ 4.575.000, 00 adicionais. O presidente da casa Valmor Flores no uso da tribuna reforçou a justificativa do vereador Ademar, e importância do repasse do 15%.


Os argumentos em torno dos 5% foram defendidos pelo vereador Alex Cordeiro, que alegou incoerência da própria Câmara de Vereadores, já que em uma situação anterior havia definido já a liberação de 5% e havia concluído que não se necessitaria dotação maior que esta, e como agora seria liberado mais 15% e sequer estamos na metade do ano. A alegação em torno do óleo diesel também foi rechaçado, porque já é a segunda dotação de R$ 900.000,00 solicitada, sendo que produtores rurais depois, segundo o vereador, estiveram fazendo "vaquinha" para pagar combustível, sendo que a Câmara já tinha liberado o dinheiro, tinha atendido pelo menos uma das solicitações.


Ao final do embate, o prefeito obteve êxito na aprovação deste Projeto de Lei, a Câmara autorizou o aumento limite de suplementação. Votaram a favor do Projeto de Lei com aumento de 15%, 5 vereadores: Doreli, Ademar Dalbosco, Eduardo de Oliveira, Wilson Matos (Pipoca) e Valmor Flores, que foi voto importante para a definição já que havia um equilíbrio de votos.


Votaram a favor da emenda com aprovação do Projeto de Lei liberando apenas 5%, os vereadores Militão, Edilson, Vania Pesarico e Alex Cordeiro.


Laguna Carapã é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. O municipio de Laguna Carapã é bastante destacado tanto na parte de agricultura, quanto na parte comercial.