Cidades

Aula magna de Odonto discute saúde na Unigran

25 MAR 2011 • POR • 18h32
Público acompanhou atento a palestra durante aula magna de Odontologia da Unigran
DOURADOS - Muitas pessoas desconhecem, mas doenças como cáries e gengivites podem se tornar problemas mais graves se não diagnosticadas precocemente. Para discutir sobre o assunto, a Unigran promoveu ontem a Aula Magna de Odontologia com o tema “Etiopatogenia da Doença Periodontal”, ministrada pelo cirurgião-dentista José Peixoto Ferrão Júnior.

De acordo com o especialista, a periodontia cuida das inflamações, das doenças, da gengiva, da raiz e do osso do dente. “É uma especialidade que se inter relaciona com todas as outras, independente de qual sejam”, disse ele. José Peixoto Ferrão Júnior falou que todas as pessoas têm problema na gengiva em alguma fase da vida, justificando a importância do assunto.

O palestrante tratou sobre o diagnóstico das doenças periodontais, como detectá-las precocemente e a relação dessas doenças com o restante do corpo. “A gente sabe que a inflamação da boca pode dar problema cardíaco, pulmonar, então nós vamos fazer primeiro um diagnóstico dessa doença e depois mostrar a relação da doença com o restante do organismo”, disse José Peixoto Ferrão Júnior

O evento, voltado para acadêmicos do primeiro semestre, foi proveitoso para todos os acadêmicos do curso. “Então desde o início da faculdade o aluno tem que saber diagnosticar precocemente, não só para que o paciente não perca os dentes, mas para que o paciente mantenha a saúde bucal e do restante do corpo”, afirmou o especialista.

Aline Rocha, acadêmica do primeiro ano, disse que a palestra foi necessária para reforçar a importância da profissão. “Achei muito interessante, por estar ainda muito no início muita coisa que o palestrante disse é diferente, mas é bom saber desde o começo assuntos tão importantes”, apontou.

Já o aluno Júlio Cesar Ferreira do Santos, do terceiro ano, declarou que a palestra foi útil para a prática tanto acadêmica, quanto profissional. “Foi muito interessante, e isso vamos encontrar constantemente na clínica. Muito desse assunto passa despercebido por nós, então a abordagem que o palestrante deu, nos leva a diagnosticar mais rapidamente”, falou.