Mundo

Sobrinha de Lênin morre aos 89 anos

25 MAR 2011 • POR • 20h35
Olga Ulyanova, sobrinha de Lênin, em coletiva de imprensa em 1999 - Foto: Mikhail Metzel/AP
A sobrinha do líder russo Vladimir Lênin, Olga Ulyanova, última remanescente entre os parentes próximos do fundador da União Soviética, morreu nesta sexta-feira (25), em Moscou, aos 89 anos de idade.

\"Olga Ulyanova, filha do irmão caçula de Lênin, Dmitry Ilyich Ulyanov, morreu em Moscou\", informaram as autoridades da região do rio Volga, onde nasceram Lênin e seus irmãos, informam as agências de notícias russas.

A sobrinha de Lênin, que se formou em Química pela Universidade Estatal de Moscou e era membro da União de Jornalistas da Rússia, publicou vários livros e mais de 150 artigos sobre seu tio e a família Ulyanov.

Ela sempre se mostrou contrária à transferência do corpo de Lênin - líder da Revolução Russa (1917) - do mausoléu onde se encontra desde 1924.

\"É uma tolice. Algumas pessoas que odeiam Lênin simplesmente não aceitam que ele esteja em um mausoléu. Sempre aparece alguém que diz que é preciso enterrá-lo. Para quê? São uns mal intencionados\", declarou Olga em 2007 numa entrevista à agência de notícias \"Interfax\".

Ela dizia que Lênin já está enterrado a três metros debaixo da terra, embora seja dentro de um mausoléu de mármore.

Olga sempre negou que o tio tivesse ligação com o assassinato da família do último czar russo, Nicolau II, em 1918. (G1)