Dança

Cultura Japonesa

7 ABR 2016 • POR • 06h00
Grupo com “Tambores Festivos do Reino de Ryukyu” não se limita apenas às músicas tradicionais, incluindo, em suas apresentações, ritmos contemporâneos e variados.
O Calçadão da rua Barão do Rio Branco, esquina com a rua 14 de julho, em Campo Grande, será palco para um grande espetáculo da cultura japonesa, a partir de 9h30 do próximo sábado.


Realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), o evento tem como objetivo aproximar os campo-grandenses de espetáculos artísticos, trazendo para a rua o que de melhor está sendo produzido pelos grupos de dança, música, capoeira e teatro em nossa cidade, caracterizando assim, uma oportunidade de lazer, promoção da cultura e democratização do acesso.


Este ano, já foram realizados três espetáculos no Calçadão e, a cada dia, o público vem aumentando, prestigiando cada vez mais este evento que traz para a rua projetos culturais. Estarão se apresentando grupos convidados como: Ryukyu Koku Matsuri Daiko- taiko, Ryukyu Buyo -Odori, Grupo Sakura, grupo infantil de dança Seishun.

Origens


Ryukyu Koku Matsuri Daiko literalmente significa "Tambores Festivos do Reino de Ryukyu" e foi fundado em Okinawa, província ao sul do Japão, em 1982. O trabalho desenvolvido pelo grupo não se limita apenas às músicas tradicionais, incluindo, em suas apresentações, ritmos contemporâneos e variados.


Em Campo Grande, a história teve início quando a matriz do RKMD veio em 1999 a convite da Associação Okinawa de Campo Grande para apresentarem. A partir de então com a intenção de formar um grupo de taiko, a Associação por intermédio do seu presidente buscou alternativas para que os jovens começassem a desenvolver a arte do taiko, através de vídeo que a associação tinha em seu acervo cultural. Surgiu, então, o KariyushiDaiko da Associação Okinawa de Campo Grande que através das doações de instrumentos (odaiko, paranku e shime) do sensei Hanshin Oshiro o grupo conseguiu iniciar os treinos.


A filial de Campo Grande começou a atuar em 2006 e, hoje, conta com cerca de 65 integrantes, entre descendentes e não descendentes nipônicos, sendo crianças, jovens e adultos.


Com o intuito de transmitir a beleza e singularidade da dança Okinawana, o grupo Ryubu se reúne todos os domingos na sede da Associação Okinawa de Campo Grande para as aulas de dança com a professora Teruko Tanahara.


Formado desde 2000 e, atualmente, conta com a participação de mais ou menos 20 jovens, de diversas idades, descendentes e não descendentes de japoneses, que admiram e querem manter vivo o requinte das danças Okinawanas.


O grupo Sakura faz parte da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande. É composta por crianças a partir dos 2 anos, com o intuito de divulgar a arte e cultura japonesa por meio da dança.

 
O grupo Seishun representa a Associação Okinawa de Campo Grande e é formado por jovens com idade mínima de 12 anos, descendentes ou não de japoneses, praticantes de um estilo de dança japonesa moderno, conhecido como "YosakoiSoran". Essa dança tem origem folclórica, remontando à tradicional celebração da colheita e da pesca, mas com instrumentos e figurinos modernos, revigorando a cultura japonesa com bastante alegria e energia! Hoje, o grupo apresenta a sua coreografia básica, ensinada por uma professora que veio ensiná-los, diretamente do Japão.