Audiência Pública

Frente parlamentar do Idoso incentiva audiência pública

6 ABR 2016 • POR • 06h00
Audiência discute políticas públicas voltadas as pessoas idosas. - Foto: Paulo César
Os idosos já representam 14% da população brasileira, e para o governo federal, este envelhecimento é uma questão que merece atenção, uma vez que este número deve aumentar. Com as recentes mudanças no fator previdenciário, garantir suas aposentadorias não é a única preocupação. Assim, tornam-se indispensáveis à implementação de políticas públicas específicas que atendam as necessidades das pessoas acima dos 60 anos.


Com o tema "Implementação e fortalecimento das políticas públicas direcionadas à pessoa idosa", a Câmara de Vereadores e a prefeitura de Ivinhema, em parceria com a Assembleia Legislativa, através da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa debateram, na noite desta segunda-feira (04), sobre o acesso da terceira idade aos seus direitos e a verdadeira cidadania.


O evento foi realizado no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, e contou com a presença de vereadores e secretários municipais. De acordo com a primeira-dama de Ivinhema, Valéria Chacarosqui, objetivo da audiência é criar um espaço para refletir sobre as políticas públicas direcionadas à pessoa idosa.


"No evento, discutimos politicas públicas que já existem e como podemos melhorá-las, em especial as que são desenvolvidas nos municípios de Ivinhema, Angélica e Novo Horizonte do Sul. Pensamos também em maneiras de fortalecê-las, garantindo à terceira idade o envelhecimento ativo e saudável", explicou.


O município inicia uma sequência de dezessete audiências públicas que vão acontecer em Mato Grosso do Sul, essa mobilização fortalece a união entre os poderes legislativo, executivo e a sociedade civil na construção de um novo olhar para a pessoa idosa.


A proposta e coordenada pelo deputado estadual Renato Câmara, e a Frente tem como membros os deputados Ângelo Guerreiro, Antonieta Amorim, Beto Pereira, João Grandão e Márcio Fernandes.