Ponta Porã

Em Ponta Porã, posse é marcada pelo protagonismo da juventude rural

6 ABR 2016 • POR • 06h00
Cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Ponta Porã, no último sábado - Foto: Divulgação
Dedicação, trabalho e amizade caracterizam a carreira dos jovens dirigentes rurais Jean Pierre Paes e André Cardinal, que presidiram a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Ponta Porã, no último sábado (2).


A importância do associado e da juventude rural ganhou destaque na solenidade que recebeu mais de 450 pessoas, dentre produtores e autoridades rurais, representantes de órgãos públicos e privados, além de amigos e familiares que viajaram de diferentes municípios do Estado para prestigiar o evento.


À frente da entidade por 6 anos, o médico veterinário Jean Pierre entrega o cargo tendo registrado, nas duas gestões, significativa colaboração e avanços na região. As atividades que desenvolveu na diretoria, os conhecimentos adquiridos e a memória afetiva do início de sua carreira no sistema sindical foram pontuados. "Todo início tem um propósito e todo propósito tem uma razão. Hoje nós estamos aqui no fim de um ciclo e início de um novo. Agradeço todas as pessoas que colaboraram com meu trabalho, que despertaram em mim, muito cedo, a vocação para o setor. Somos hoje a maior entidade de classe representativa de MS e é com muito orgulho que levo a experiência sindical em meu currículo profissional e, principalmente, para minha vida pessoal".


No próximo triênio, 2016/2019, a entidade terá como presidente o jovem político André Cardinal, que foi diretor tesoureiro do sindicato rural de 2010 a 2016, é membro da Comissão de Agronegócios da OAB, subseção de Ponta Porã, e teve recente experiência como secretário de Agricultura do Município.


Ao discursar, o novo presidente relembrou os primeiros contatos e a influência familiar na vocação sindical, a importância dos sócios e do público jovem para o setor.


"Temos a obrigação de trazer nossos jovens para as nossas instituições. Fui conduzido até aqui, ainda jovem, por homens importantes não só para minha formação como também para o desenvolvimento da produção rural desse município. Esses homens eram sócios que deram sua contribuição de força, trabalho e inteligência em prol do bem comum, e eu um jovem que, apesar de hoje assumir a presidência, começou nesse sistema a partir das atividades mais simples", declarou.


O presidente do Sistema Famasul Mauricio Saito, participou da solenidade junto com o vice-presidente, Nilton Pickler; a diretora-secretária, Terezinha Cândido; e com o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta.
Junto com os presidentes e representantes dos sindicatos rurais de vários municípios, Mauricio Saito entregou uma placa a Jean Pierre em homenagem aos anos dedicados ao Sindicato Rural de Ponta Porã.


Ao novo presidente do sindicato rural, Saito desejou um excelente trabalho, reforçando o apoio do Sistema Famasul. "A fruta não cai longe do pé e, por isso, temos a convicção de que o trabalho do André como presidente será tão primoroso quanto foi o de diretor tesoureiro. Mais que isso, que a sua contribuição para o sistema sindical será muito semelhante ao que seu pai, Josiel Quintino, tem realizado há tantos anos conosco. Parabéns e sucesso nessa importante jornada", comentou.


O Sistema Famasul é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Senar, Funar, Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.