FAMÍLIA

Licença paternidade agora será de vinte dias

5 ABR 2016 • POR • 10h43
No último dia 8 de março foi sancionada a Lei 13.257/16 que dispõe sobre as politicas públicas para a primeira infância e altera outras leis. Essa lei amplia a licença paternidade de cinco para vinte dias.

A licença paternidade é benefício já existente em nosso sistema jurídico permitindo que o afastamento remunerado do pai pelo período de cinco dias. A nova Lei ampliou esse prazo em mais quinze dias.

Licença paternidade: aumenta em 10% número de empresas que concedem esse direito aos funcionários, diz Top Employers Institute.

A presidente Dilma Rousseff sancionou, no mês de março, uma nova lei que estenderá, a partir do próximo ano, a licença paternidade de cinco para 20 dias, além de também garantir outros benefícios importantes aos homens. Os pais poderão se ausentar do trabalho por até dois dias para acompanhar a mulher em consultas e exames médicos durante a gravidez, e ganharão um dia por ano para acompanhar a criança em consultas médicas nos primeiros seis anos de vida. Pais adotivos também fazem parte dos beneficiados.

Case SAS Brasil

Por acreditar que os colaboradores são o principal ativo das empresas, a SAS Brasil, que foi certificada com o selo Top Employers Brasil 2016, entende que todos os benefícios oferecidos a eles se tornam um investimento. Criar um ambiente colaborativo, saudável e produtivo está ligado a uma relação que ultrapassa as barreiras da empresa. Afinal, se um funcionário não está bem na vida pessoal, certamente sua vida profissional será afetada.

"Sabemos da importância da família e, por isso, a licença paternidade prolongada é essencial para que o pai possa dar toda a atenção a sua esposa e o bebê nesses primeiros dias, que são os mais importantes. Apesar de a lei exigir apenas cinco dias, o SAS oferece o dobro para que o pai volte ao trabalho com menos preocupações. Este benefício adicional tem sido recorrentemente utilizado pelos nossos funcionários corroborando a sua importância", explica Tato Athanase, gerente de RH do SAS Brasil e que logo completa: "desde que iniciamos o programa de licença paternidade de dez dias, tivemos um feedback positivo de todos os funcionários beneficiados, especialmente os que estão passando por isso pela primeira vez. Eles reconhecem que a empresa está preocupada com o bem-estar e retribuem a atenção dada no retorno ao trabalho, realizando as atividades do dia a dia com mais tranquilidade, o que influencia nos resultados de toda a equipe".