TERAPIA

Psicóloga usa bonecos como terapia do auto-conhecimento

5 ABR 2016 • POR • 09h28
A psicóloga Leslye Barbosa César que trouxe o método Tatadrama para Dourados. - Foto:César Cordeiro
O Tatadrama é um método inovador da psicologia, com a utilização da boneca de pano do folclore brasileiro. A customização da boneca possibilita aos pacientes contextualizar suas necessidades, interagir com elas mesmas e se redescobrir. Uma psicóloga de Dourados vem utilizando esta técnica inédita na cidade com bonecos de pano oriundos de Crato no Ceará.

O Tatadrama é baseado na frase atribuída a Platão: "Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa". Além disso, o brincar está envolvido com o crescimento, o desenvolvimento e o valor educacional em nossa cultura.

O Tatadrama segue as três etapas do Psicodrama: aquecimento, dramatização e compartilhamento. Tata-drama remete ao tupi, em que tatá significa transfor-mação.

De uma coleção variada de bonecas, cada participante escolhe uma que tenha a ver consigo mesmo, iniciando o trabalho de observações sobre a boneca, per-cepções, sentimentos e emoções.

A psicóloga Leslye Barbosa César que trouxe o método Tatadrama para Dourados após participar de um curso em São Paulo explica no que consiste a técnica. "O tatagrama con-siste em uma técnica de auto-conhecimento. Através do boneco de pano que é um objeto da cultura popular vindo do Ceará. Então a pessoa provoca uma trans-formação nesse boneco e a medida em que ele trans-forma o boneco ele trans-forma suas próprias emo-ções. Possibilita que a pes-soa descubra como que ela se percebe agindo e como que estas atitudes reagem nas relações dela. Ela percebe o outro agindo e como que isso traz o equilíbrio para ela, então é isso que se busca o conhecimento dela mesma".

Segundo ela não existe idade estabelecida. Crian-ças, jovens, adultos e idosos podem participar do Tatadrama. Reflexão em grupo, contextualização e perspectivas refletidas na boneca de pano que veio da cidade de Crato no Ceará. É no momento da contextualização e da customização que emer-gem os segredos guardados, muitas vezes desde a infância, escondidos no inconsci-ente, que vêm à luz da percepção para que sejam transformados.

Quando perguntada sobre em que casos a técnica é indicada a psicóloga respondeu: "Na verdade a técnica é indicada para pessoas que querem prevenir os problemas e para as pessoas que já tem também, então para crianças, adolescentes, adultos, idosos, ela não tem uma faixa-etaria específica porque tanto pode aplicar tanto dentro do consultório no tratamento individual, que leva quatro sessões para a pessoa fazer ou nos grupos de atendimento".
Prossegue Leslye: "Nos grupos geralmente se tem temáticas especificas, esse tatradrama oficina da vida a temática dele é o auto-conhecimento, então se a pessoa quiser experimentar a técnica para ela se conhecer ou mesmo para que ela possa conhecer a técnica para poder utilizar, ter conhecimento para aplicar também a técnica", alertou a psicóloga que vem utilizando a técnica em seu consultório a rua Ponta Porã 2135 (Clinica São Rafael).