AULA

Fisioterapeuta no SUS é tema de Aula na Unigran

1 ABR 2016 • POR • 09h56
Fernando Pieretti Ferrari ministrou aula magna na Unigran.
As "Novas Perspectivas da Atuação do Fisioterapeuta no SUS" foi tema da Aula Magna do curso de Fisioterapia na Unigran. Fernando Pieretti Ferrari, diretor-secretário do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional MS (Crefito 13) ministrou a palestra. Segundo a coordenadora do curso, Simone de Sousa Elias Nihues, é o momento em que o fisioterapeuta está conquistando o espaço no SUS. "Escolhemos trabalhar esse tema na recepção dos acadêmicos para fazer uma abordagem de maneira envolvente, mostrando que o fisioterapeuta pode se inserir na rede pública trabalhando com atenção primária, secundária e terciária. Queremos motivar os acadêmicos a buscarem mais conhecimento".


O palestrante, Fernando Ferrari, destacou a mudança do paradigma da reabilitação para o paradigma da produção de saúde. "A atuação do fisioterapeuta está além do tratamento de doença, mas sim, a promoção de saúde, prevenção, trabalhos em grupos terapêuticos, possibilidade de atuar na gestão e em outros espaços que não exclusivamente o espaço da reabilitação", afirma.


Ferrari diz que há grande expectativa de abertura desse espaço nos cuidados primário. Além de destacar que a transição do perfil epidemiológico de doenças infectocontagiosas para doenças crônicas, coloca o profissional fisioterapeuta como protagonista neste cuidado. "É o profissional que cuida da cronicidade, da perda do movimento, da capacidade funcional do corpo humano. As doenças crônicas se caracterizam pela perda da funcionalidade e como somos habilitados para trabalhar com a capacitação da funcionalidade, aparecemos em destaque neste cenário. É um espaço de trabalho em expansão".