EBOLA

OMS anuncia novo caso de ebola na Libéria

1 ABR 2016 • POR • 09h01
OMS anuncia novo caso de ebola na Libéria. - Foto: Divulgação
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (1º) um novo caso de ebola na Libéria, no oeste da África. A epidemia já deixou cerca de 4.000 mortos de um total de 10.600 casos.

Em novembro de 2015, após mais de dois meses após o país ter sido declarado livre do vírus, um novo caso também foi confirmado.

A Libéria estava, desde setembro, em um período de vigilância de 90 dias. O país já havia sido declarado oficialmente livre do ebola em 9 de maio, mas o vírus voltou a ser detectado no fim de junho.

A OMS havia declarado o fim da transmissão do vírus do ebola na Libéria em setembro pois haviam transcorrido 42 dias - duas vezes a duração máxima do período de incubação - desde os últimos exames de um caso que deram negativo, devido à capacidade do país para responder de forma eficaz à epidemia, que se "baseia em uma crescente vigilância e em uma rápida resposta do governo e de outros organismos".

Desde o reaparecimento do vírus, no fim de junho, a Libéria havia registrado seis casos, com dois mortos, segundo a OMS.