FRONTEIRA

Unidade da UEMS de Ponta Porã promove o PROINCA

31 MAR 2016 • POR do EGO, no Rio • 12h02
Ator e diretor de teatro, Augusto Palermo, durante apresentação na UEMS de Ponta Porã - Foto: Divulgação
Os acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da unidade da UEMS, em Ponta Porã, foram recebidos de maneira diferente (e surpreendente) na noite de segunda-feira, 28 de março. O ator e professor de teatro, Augusto Palermo, os esperava logo na entrada da unidade, para uma apresentação teatral interativa.

Nesta apresentação especial, o ator, que dirige o Grupo Teatral Cena Viva, abordou a questão do teatro com os participantes e fazendo com que a platéia participasse de um "jogo teatral".

A atividade faz parte do PROINCA (Programa de Integração de Calouros) da UEMS. O programa tem como objetivo a integração dos calouros dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

A gerente da unidade, Rosele Marques, e os coordenadores dos cursos deram as boas vindas aos alunos e explicaram o motivo da atividade especial. "O Programa de Informação e Integração ao Calouro, é uma proposta vinculada ao Programa Institucional da UEMS para informação e integração do calouro, no momento em que chega à Universidade. O projeto busca oportunizar ao aluno ingressante nos cursos de graduação da Unidade de Ponta Porã, informações necessárias acerca do funcionamento da instituição, da Unidade Universitária e da vida acadêmica, além de trabalhar a integração dos novos alunos com os veteranos, professores e técnicos administrativos", disse Rosele.

O convidado especial da noite, Augusto Palermo, apresentou o espetáculo "Um Experimento Teatral", promovendo uma intensa interação com os estudantes. Utilizando dois personagens, Zé Malandro e "Ira", O Cara, o ator promoveu atividades chamando a platéia para participar. "Para mim é uma satisfação estar na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul apresentando meu trabalho. É um momento interessante para o teatro na fronteira, uma vez que aproveitamos para divulgar esta manifestação cultural e convidar os jovens a participar", declarou o ator e diretor.

O Grupo de Teatro Cena Viva ajuda a manter acesa a chama da arte cênica nesta região e já trouxe para a fronteira prêmios de participação em festivais, tem como diretor o professor Augusto Palermo. Teve o início de suas atividades na cidade de Ponta Porã em 01 de março do ano de 2009 em uma oficina do projeto intitulado Letras de Luz, da Fundação Victor Civita, que busca o fomento à leitura através do teatro, reuniram-se então pessoas com um objetivo em comum, "O Fazer Teatral,".

Apresentou peças nas cidades de Dourados/ Ponta Porã/Pedro Juan Caballero, PY/Amambai e participando no ano de 2011 da 2º mostra Regional de Teatro Amador na cidade de Jardim-MS, onde conquistou o 2º lugar como melhor espetáculo, e o seu Diretor Augusto Palermo indicado como Melhor Direção e ainda indicação para melhor atriz Edna Duprat. Sendo que recebeu convites para apresentações no Estado do Paraná.

Algumas montagens do Grupo Cena Viva: "A Quase Morte de Zé Malandro", "Raça Pura", "A Curiosidade Premiada", "Um Homem Célebre" e "A Barca de Caronte". Também montagens infantis, para encerramento do ano escolar, datas comemorativas e adaptações para empresas.