Saúde

Mostra ilustra a percepção de imundice ao longo dos séculos

24 MAR 2011 • POR • 16h45
As cidades de Hannover, na Alemanha, e Londres, na Inglaterra, tiveram suas ruas fotografadas sob o prisma da sujeira e da higiene no séculos 19 - Foto: Wellcome Library e British Library Board
Uma mostra inaugurada nesta semana em Londres expõe diferentes formas como a sujeira foi vista por diferentes culturas ao longo de vários séculos (veja imagens abaixo).

A exposição Dirt: the Filthy Reality of Everyday Life, que poderia ser traduzido como \'\'Sujeira: a Imunda Realidade da Vida Cotidiana\'\', em cartaz na Wellcome Gallery, usa ilustrações, pinturas, fotografias, peças científicas e mapas que mostram a aversão e fascinação exercida pela imundície

Há desde um urinol usado pelos romanos até uma instalação de um artista contemporâneo na qual ele cria um \'\'tapete de sujeira\'\'.

A exposição destaca ainda como a noção de limpeza foi utilizada para justificar o preconceito racial, desde em imagens dos primórdios da publicidade até por cientistas alemães cooptados pelos nazistas.

Chamam atenção ainda ilustrações e fotos destacando as condições esquálidas de vida na Inglaterra vitoriana, como uma vestimenta especial criada para evitar o contágio do cólera.

(G1)