Mundo

Líbia descumpre ordens do Conselho de Segurança

24 MAR 2011 • POR • 21h35
Não há sinais de que o governo do ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, esteja cumprindo a determinação do Conselho de Segurança da ONU para um cessar-fogo imediato, disse nesta quinta-feira (24) o secretário-geral das Nações Unidas, Ban ki-moon.

\"Não há provas de que as autoridades líbias tenham tomado medidas para cumprir com suas obrigações sob as resoluções 1.970 ou 1.972, disse ao Conselho de Segurança. Ele se referia às resoluções que pedem um fim imediato das hostilidades e que impõem uma zona de exclusão aérea sobre o país.

Ban disse que seu enviado especial à Líbia, o ex-chanceler jordaniano Abdelilah Al-Khatib, advertiu o governo que o conselho pode tomar \"medidas adicionais\" se a Líbia continuar descumprindo as ordens do Conselho de Segurança.

As forças da coalizão lideradas pelos EUA atacam a Líbia pelo sexto dia seguido nesta quinta.

Segundo os militares aliados, a força aérea da Líbia está praticamente destruída, e aviões da coalizão voam praticamente sem risco sobre território líbio.

Um avião líbio que desobedeceu a zona de exclusão aérea determinada pela ONU foi destruído por um caça francês em base aérea da cidade de Misrata, segundo as forças armadas francesa.