PARCERIA

Sebrae e Faems reforçam união para impulsionar a economia do estado

30 MAR 2016 • POR • 09h32
Alfredo Zamlutti discursa ao público presente. - Foto: Divulgação
Em assembleia da Faems realizada nesta terça-feira (29) na sede do Sebrae em Campo Grande, a federação que representa 60 associações empresariais de Mato Grosso do Sul, com 12 mil associados, e a instituição de apoio aos pequenos negócios firmaram o protocolo de intenções do convênio de cooperação técnica.

O encontro contou com a participação de 45 pessoas. O objetivo é levar uma série de capacitações do Sebrae a empreendedores de todo o estado; conhecimento que possa dar base para que os participantes rejam à crise econômica.

"Existem associações comerciais em praticamente todos os municípios sul-mato-grossenses. É uma excelente parceria para fomentar o desenvolvimento na ponta da cadeia produtiva", destacou Edison Araújo, presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em MS, e também da Fecomércio no estado. Segundo a Faems, 80% das empresas associadas são do setor comercial.

Desde 2015, o trabalho em parceria tem sido intensificado, com a realização de missão técnica, diagnóstico de resultados, capacitação de executivos para gestão estratégica de vendas; e ciclos de palestras sobre temáticas de empreendedorismo.

De acordo com o superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, o atual cenário requer união, informação e trabalho. "Neste momento, a proposta é estarmos juntos, com o propósito de fortalecer a classe empresarial; fazer com que as empresas tenham conhecimento, inovação e qualidade no atendimento".

Para 2016, dois eixos principais farão parte das iniciativas: fomento ao associativismo empresarial e apoio a iniciativas de desenvolvimento local. Pretende-se aumentar o número de empresas associadas e de serviços ofertados ao público pelas associações comerciais; além de garantir maior abrangência local nos eventos realizados em parceria com o Sebrae nos municípios.

Segundo Alfredo Zamlutti Junior, presidente da Faems, o apoio é fundamental para ampliar a gama de soluções oferecidas pelas associações, e tem que partir de todos. "Não basta somente criticar, tem que se colocar à disposição para ajudar. Isso serve para tudo nesse país. Precisamos de pessoas que apresentem soluções e venham somar com suas ideias", ressaltou.