Mundo

Cruz Vermelha exige ter acesso a feridos na Líbia em guerra

24 MAR 2011 • POR • 17h35
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha exigiu nesta quinta-feira (24) que os combatentes na Líbia autorizem o acesso das equipes de ajuda humanitária aos feridos e aos civis que precisam de ajuda urgente.

\"Não há pausa para os civis que vivem nas zonas de combate na Líbia. Além dos ataques aéreos das forças internacionais, violentos confrontos são registrados entre as forças do governo e a oposição armada em diferentes locais\", explica o CICV em um comunicado.

\"Não sabemos como fazem os civis nos locais afetados pelas hostilidades\", afirmou o chefe da missão do CICV, Simon Brooks, citado no
comunicado.

\"É motivo de grande preocupação para nós. Recebemos informações alarmantes de cidades como Ajdabiya e Misrata, onde os combates são fortes há semanas\", acrescentou.

O CICV considera que as necessidades aumentam a cada dia em meio à ofensiva das forças leais ao ditador Muammar Kadhafi contra os rebeldes em Misrata, a leste de Trípoli, e depois dos ataques de quarta-feira da coalizão internacional contra as tropas em terra do coronel Kadhafi nessa cidade.

A organização, presente em Benghazi (bastião da rebelião contra o líder líbio no leste), lamenta não ter acesso a grande parte do país.

\"As organizações humanitárias precisam de acesso às regiões afetadas pelo conflito. Além disso, equipes médicas e ambulâncias devem ser autorizadas a atender os feridos\", exortou o CICV.

A Cruz Vermelha pede também todas as partes envolvidas nos combates que facilitem o mais rápido possível a distribuição da ajuda humanitária.