Bataguassu

Realizado 1º Encontro Intersetorial de Políticas Públicas em Bataguassu

29 MAR 2016 • POR • 10h16
Prefeitura realizou quarta-feira - Foto: Divulgação
A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial promoveu na última quarta-feira (23), das 8 às 12 horas, na Câmara de Vereadores, o 1º Encontro Intersetorial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Social.


O objetivo da atividade, conforme a coordenadora municipal de Igualdade Racial, Marilza Barros foi discutir sobre as políticas públicas desenvolvidas no município em prol das etnias minoritárias (negros e indígenas), além de rever, avaliar e atualizar com novas propostas, o Plano Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial (Plamir).


Na abertura do evento, a secretária municipal de Assistência Social, Geovânia Bissoli Siqueira Almeida agradeceu a presença de todos e comentou sobre a importância de se discutir sobre as políticas públicas relacionadas à igualdade racial no município. "Todos somos iguais perante a Deus, no entanto, ainda existe essa "lacuna" no que se refere a discriminação racial e inserção social. Encontros como este servem para que possamos garantir que as políticas públicas sejam implantadas dentro do nosso município em combate a esse tipo de discriminação", declarou a secretária.


Geovânia informou na ocasião que o prefeito Pedro Arlei Caravina (PSDB) não pode estar presente no evento devido viagem agendada anteriormente à Campo Grande, mas lembrou que o chefe do Executivo tem dado total respaldo as ações voltadas às etnias minoritárias.


A presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Iris Mara Oliveira Gomes lembrou que Bataguassu, de acordo com dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2010, mais de 53% do total de famílias que constituem a população do município são negras (em torno de 10.930 mil pessoas) além de 38 famílias indígenas, sendo 10 moradoras da zona rural e o restante na zona urbana. "Diante dessa demanda, precisamos implementar verdadeiramente ações voltadas à essa população", comentou ela.


Após as falas, houve uma exposição sobre o Plamir que foi construído baseando-se nas diretrizes dos planos estaduais e nacionais; e deliberado sobre o documento que após revisto será encaminhado para análise do Executivo e posteriormente deliberação e aprovação por parte do Poder Legislativo.


A coordenadora municipal de Igualdade Racial destacou ainda aos presentes que Bataguassu foi um dos cinco municípios de seis Estados contemplados com o projeto nacional de promoção a igualdade racial disponibilizado pelo Governo Federal através da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial que recebeu recursos na ordem de R$ 114.258,54 mil para aquisição de mobiliário e equipamentos, além da aquisição de veículo e oferecimento de capacitação de conselheiros (as) e servidores (as) públicos, visando à estruturação da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial. "Estamos também pleiteando R$ 30 mil através de Emenda Parlamentar do deputado João Grandão para a implantação da banda Afro Bata", finalizou ela.
Além dos já citados, participaram do encontro, a coordenadora municipal de Cultura, Márcia de Moraes Lira, representantes da sociedade civil, além de membros do Compir.


Bataguassu é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul situado na microrregião de Nova Andradina. Situada na divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, Bataguassu é um importante corredor rodoviário de acesso ao estado.


O nome do município faz referência às indústrias de calçado Bata, do checoslovaco Jan Antonin Bata, o rei dos calçados, o qual estabeleceu-se no Brasil em 1932 fugido do partido nazista. Antes de fundar Bataguassu, fundou a localidades de Batatuba (SP), em 1941, e dez anos depois (1963) fundaria Batayporã (MS).
Com Produto Interno Bruto de mais de 300 milhões de reais, a cidade de Bataguassu se destaca na agropecuária.