Informe C

Solução caseira para a eleição

28 MAR 2016 • POR • 10h53
A novidade política no feriadão foi a citação da secretária municipal de Educação, Marinisa Mizoguchi (PSB) como provável candidata a vice-prefeita numa chapa ainda em formação. Nos últimos dias, a foto dela andou publicada pela imprensa douradense, colocando seu nome na vitrine política, afinal, que não é vista, não é lembrada. Afilhada do prefeito Murilo Zauith (PSB) é formada em Administração de Empresa na Unigran. Marinisa é caloura nas runas, embora já tenha ocupado cargos públicos por indicação política.


##### Esperança


Tomara que o deputado estadual José Carlos Barbosa (PSB), o Barbosinha aceite hoje o cargo de secretário de Justiça e Segurança Pública para que de jeito em problemas crônicos do setor em Dourados. Um deles é o funcionamento do Instituo Médico Legal (IML) que só existe no papel.

##### Ovadas


Em tempos de manifestações, um cidadão de Brasilândia, revoltado com os buracos da cidade, tentou mobilizar a população para atirar ovos no cantor Michel Teló, durante apresentação na 2ª Expo Brasilândia, no dia 24 de abril. O motivo seria a insatisfação do homem contra a Prefeitura, que ao invés de tapar a buraqueira, estaria gastando dinheiro com "coisa menos importante."

##### Rachado


A presidente Dilma Roussef (PT) se reuniu com os sete ministros do PMDB com o intuito de tentar barrar o rompimento do partido com o governo. Segundo a Folha de S. Paulo, Dilma teria tentado adiar a reunião do diretório nacional do PMDB, prevista para amanhã, o que não ocorreu. A ministra da Agricultura Kátia Abreu (PMDB) disse à presidente que a ala governista contaria com 79 votos no diretório contra o rompimento, e 66 votos a favoráveis saída. Três votos seriam indecisos.

##### Torneira aberta


Fazia muito tempo que não chovia tanto em Dourados como na quinta feira passada. Foram 103 milímetros distribuídos intercaladamente por 3 horas e 57 minutos, de acordo com os registros meteorológicos da Embrapa Agropecuária Oeste. Se na cidade a chuvarada causou os tradicionais transtornos para os moradores, no campo foi só alegria, já que o milho safrinha estava precisando de umidade. E as pancadas prosseguiram na sexta feira, bem fracas somando 5,8 mm. Mas em dois dias o volume foi expressivo: 108,8 milímetros. Em março as chuvas somam, até agora, 164,2 mm, para uma media esperada de 139,5 mm.

##### Exceção


O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) foi informado "de que o governo estaria consultando o Ministério da Defesa para a possibilidade de decretar ‘Estado de Defesa’, conforme prevê a Constituição em seu Artigo 136. O PT, Dilma e Lula querem criar esse clima de conflito e tensão para decretar uma medida excepcional que, entre outras atribuições, restringe direitos a reunião, ainda que exercida no seio das associações; sigilo de correspondência; e sigilo de comunicação telegráfica e telefônica. Trata-se de uma manobra para tentar desviar das graves e inexplicáveis denúncias. Promovem uma suposta insurgência para desestabilizar o País."

##### O cara


O juiz federal Sérgio Moro foi listado como um dos maiores líderes do mundo pela revista americana Fortune. Ele aparece na 13ª colocação entre pessoas que estão transformando o mundo e influenciando a população a fazer o mesmo. Moro superou nomes influentes como o cantor britânico Bono Vox (14º); o presidente da Argentina, Mauricio Macri (26º); e a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde (36ª). Nas primeiras colocações, aparecem o fundador e diretor-executivo da Amazon, Jeff Bezos (1º); a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel (2º); e o Papa Francisco (4º).


### BATE REBATE



De 11 a 17 de abril, a unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos estará em Dourados para a realização de exames de mamografia e preventivo. De segunda a sexta feira na Praça Antônio João e no sábado e domingo no Centro de Atendimento à Mulher.

Foram prorrogadas, até às 17h de hoje, as inscrições para o concurso da Prefeitura de Dourados. O edital de retificação trouxe mais vagas para cargos de professores. São 721 vagas, para diversos cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários de R$ 848 a R$ 8.566.

O PMDB do MS apoia o rompimento com a presidente Dilma e defende, ainda, o impeachment. O diretório regional vai para a convenção do partido, amanhã, com 21 votos de 13 convencionais com essas propostas.

A defesa do ex-presidente Lula entrou com recurso para pedir ao Supremo Tribunal Federal a revogação da decisão do ministro Gilmar Mendes que suspendeu a nomeação de Lula para chefiar a Casa Civil.


### INFORME CURURU


Depois da Lava Jato vai ter a Operação Seca Jato.