Caarapó

Parceria com o Conisul é prorrogada em Caarapó

28 MAR 2016 • POR • 09h33
Reunião marcou a prorrogação da participação do município de Caarapó no Conisul. - Foto: Dilermano Alves
O prefeito de Caarapó, Mário Valério (PR), recebeu na semana passada o prefeito da cidade de Amambai, Sérgio Barbosa (PMDB), para debater a prorrogação da parceria com o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul do Estado de Mato Grosso do Sul (Conisul). O consórcio, presidido pelo prefeito de Amambai, reúne 14 municípios da região sul de Mato Grosso do Sul e tem por objetivo implantar ações de desenvolvimento coletivo nos campos de infraestrutura, preservação ambiental, educação, desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda e na área de saúde.


De acordo com o secretário de Saúde de Caarapó, Ivo Benites, que participou da reunião, ficou decidida a prorrogação da adesão do município no Conisul até dezembro deste ano, devendo a formalização do processo ocorrer nos próximos dias. Pela pactuação, serão encaminhadas, via consórcio, nove cirurgias por mês, a maioria em ortopedia, a custos mais baixos do que os praticados no mercado, que custarão em torno de R$ 2 mil por procedimento. "Isso aumenta a nossa capacidade de atendimento, além de promover economia para os cofres públicos na área da saúde", avalia o secretário.


Em 2015, quando aderiu ao Conisul, com aprovação da Câmara de Vereadores e do Conselho Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó promoveu, via consórcio, a realização de 35 cirurgias de ortopedia e dez cirurgias gerais, pagas com recurso próprio do município. O governo do Estado mantém parceria com o consórcio.


Mário Valério avalia que a participação de Caarapó no Conisul tem importância fundamental. "Somamos forças junto com outros municípios para aumentar o atendimento às pessoas necessitadas, ao mesmo tempo em que conseguimos gerar economia, otimizando a aplicação dos recursos", afirma o dirigente caarapoense, que diz estar "muito satisfeito" com os serviços intermediados pelo consórcio.


A figura dos consórcios públicos brasileiros foi criada em 2005, através da Lei 11107, de 6 de abril, e representa a união de entes federativos para o desenvolvimento de atividades de interesse comum, integrando o que se chama de "federalismo consensual".