MS

Municípios encenam a ‘Paixão de Cristo’

24 MAR 2016 • POR • 09h33
Momentos da encenação da Via Sacra do ano passado na cidade de Amambai. - Foto: Vilson Nascimento
Diversos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul encenam nesta sexta-feira Santa a peça "Paixão de Cristo". A data sexta-feira Santa ou sexta-feira da Paixão é uma festa religiosa cristã que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. O feriado é observado sempre na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa, o sexto dia da Semana Santa no cristianismo ocidental e o sétimo no cristianismo oriental (que conta também o Sábado de Lázaro, anterior ao Domingo de Ramos). É o primeiro dia (que começa na noite da celebração da Missa da Ceia do Senhor) do Tríduo Pascal e pode coincidir com a data da Páscoa judaica. Esse dia é considerado um feriado nacional em muitos países pelo mundo todo e em grande parte do ocidente, especialmente as nações de maioria católica.

Capital


A celebração da Paixão de Cristo, que tem com principal eucaristia da Semana Santa, será apresentada em várias paróquias de Campo Grande nesta sexa-feira (25), além das missas e eucaristias que serão celebradas com a presença do arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa.


Na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Bairro Santo Antônio, a celebração da Paixão de Cristo deve contar com a participação de 220 fiéis somente na encenação, que terá início às 20h, na Avenida Manoel Ferreira, 37 e a entrada para o teatro religioso é um quilo de alimento não perecível.


Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Moreninhas, a Paixão de Cristo, tradicionalmente encenada naquela região da cidade há vários anos, será apresentada a partir das 15h, com procissão final pelas comunidades São Pedro e São Paulo.


Na paróquia São José, na Rua Pedro Celestino, no centro da Capital, a via sacra sacra começa às 9h e às 15h a celebração da Paixão e Morte do Senhor, seguida da exaltação da Santa Cruz, procissão com cristo morto e novena da Divina Misericórdia.

Glória de Dourados


O município apresenta a 12ª Edição da Paixão de Cristo, será apresentada nos dias 24 e 25 de março no Espaço Cultural "Auta Nazário Nobre" localizado no Parque de Exposições "Manoel Alves de Azevedo" – Defap, com início às 20h, sendo que a entrada equivale um quilo de alimento não perecível que serão distribuídos às entidades filantrópicas do município. A direção da peça é de José Manoel de Souza Júnior e toda a sua equipe conta com a participação de mais de 250 atores locais e regionais, inclusive alunos que frequentam escolas para portadores de necessidades especiais, numa verdadeira inclusão social. A encenação da Paixão de Cristo da cidade é a maior peça teatral religiosa a céu aberto do Estado, o evento parte do Calendário de Eventos Culturais de MS e já foi agraciada com o Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública.

Amambai


Em Amambai a encenação, que é uma tradição realizada há décadas nesta época do ano no município e reúne centenas de fiéis, vai começar com a celebração de uma missa a partir das 15h no Salão Paroquial da Igreja Matriz local, que está em fase de reconstrução. Segundo a direção da comunidade católica, logo após a missa a procissão, que encena o caminho percorrido por Jesus Cristo desde o Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário, em Jerusalém, onde foi crucificado, sai da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora e seguirá por cerca de três quilômetros até o "Monte Cristo", na região do CTG, um dos pontos mais altos da cidade, onde é encerrada com a encenação da crucificação, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Durante o trajeto os fiéis param periodicamente para a realização das quinze estações da Via Sacra estipuladas pela Igreja Católica. Atores amadores da própria comunidade católica de Amambai encenam os guardas romanos, os seguidores de Cristo e o próprio Jesus Cristo, durante a reprodução da passagem bíblica.

Naviraí


No município de Naviraí onde a exemplo de Amambai a programação da semana santa tem atividades diárias, a celebração com a encenação da morte e ressurreição de Jesus Cristo vai acontecer na Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças.

Caarapó


Na cidade o teatro com a encenação da Paixão de Cristo, que nos últimos anos acontecia a céu aberto, na Praça da Vila Planalto, este ano será realizado na própria Igreja Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus. A programação em torno da celebração religiosa está prevista para iniciar a partir das 15h desta sexta-feira santa, dia 25 de março.

Fátima do Sul e Nova Alvorada do Sul


Os municípios de Fátima do Sul e Nova Alvorada do Sul receberam a peça "A Paixão de Cristo", do Grupo Transart, por meio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul através da Fundação de Cultura, no último dia 19 e 20 de março, no Ginásio Municipal de Esportes das respectivas cidades.


A peça apresenta a saga de Jesus Cristo, destacando momentos marcantes de sua trajetória em uma hora e 30 minutos de duração. A direção é de Edilton Ramos e a produção conta com cerca de 80 integrantes, entre atores e figurantes. Ao longo dos anos, poucas alterações foram feitas no roteiro da narrativa, com o objetivo de aprimorar cada vez mais o conteúdo.


O Grupo Transar que encenou a "A Paixão de Cristo", pela primeira vez em 1979, surgiu em 1976, ano em que montou o seu primeiro espetáculo, uma estória de amor intitulada "Tudo por Helena", inspirada nas fotonovelas da época. O grupo decidiu montar pela primeira vez "A Paixão de Cristo" em 1979, que foi encenada em Campo Grande no Ginásio da UCE e em Aquidauana na quadra Big Lar.