Mundo

Detentos fazem greve de fome em Palmas

23 MAR 2011 • POR • 22h30
Cerca de 60 detentos estão em greve de fome na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas. O protesto teve início na segunda-feira (21).

O Diretor de Administração Penitenciária e Prisional, Jairon Afonso Coelho, afirmou que os presos pedem a revisão de processos. \"Eles pedem a progressão do regime. Eles querem que a Justiça analise mais rapidamente os processos para determinar a progressão de pena\", disse ao G1.

Coelho explica que os presos também reivindicam a construção da Casa do Albergado. \"Em Palmas, nós não temos essa estrutura ainda. Essa casa receberia os detentos do regime semi-aberto, que saem para trabalhar durante o dia e voltam para se recolher à noite. Em vez de voltar à CPP, os presos querem esse outro lugar\", afirmou.

O diretor ainda disse que um juiz e a Defensoria Pública já conversaram com alguns presos e vão começar a rever os processos. A Secretaria de Segurança Pública do Tocantins também estaria procurando um local para a construção da Casa do Albergado.

As negociações para o fim da greve de fome continuam. Segundo Coelho, a greve é pacífica. Dos 480 detentos mantidos na unidade, 60 aderiram à manifestação. Os presos permanecem por vontade própria em suas celas e não saem para o banho de sol. (G1)