Dia-a-Dia

Ex-senador Simon profere palestra em aula magna

21 MAR 2016 • POR • 06h00
Ex-senador Pedro Simon é advogado e professor universitário. - Foto: Divulgação
O ex-senador Pedro Simon, exemplo de ética e decoro parlamentar, profere palestra no próximo dia 29 de março à noite durante aula magna do curso de direito do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) com o tema "Ética na Política e o Momento Brasileiro". A presença do ex-senador em Dourados onde profere palestra para jovens é bastante oportuna, pois ocorre em um momento de turbulência da política brasileira com o Brasil enfrentando uma crise moral sem precedentes. Pedro Jorge Simon, nascido em Caxias do Sul (RS), em 31 de janeiro de 1930 é advogado e professor universitário. Foi senador pelo estado do Rio Grande do Sul, filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), entre 1979 e 1982 e por três mandatos consecutivos entre 1991 e 2015.


O ex-senador que desembarca em Dourados no dia do evento atende a um convite da coordenação do curso de direito, professor Joe Graeff Filho e da direção do curso que tem a frente o professor Renato de Aguiar Lima Pereira. "Sem dúvida a presença do ex-senador na Unigran representa uma ótima oportunidade de debater este momento histórico vivido pelos brasileiros com relação a crise de representatividade e de postura ética na política brasileira", disse o professor Renato.


A aula magna é um evento interno da Unigran. Porém o público externo (não estudantes) pode participar ao custo de R$ 80,00. Já os acadêmicos de outras universidades, poderão participar ao custo de R$ 40,00.


Pedro Simon é descendente de imigrantes libaneses que chegaram a Caxias do Sul em 1922, originários de El Kufur, junto com outras famílias como Sehbe, Kalil e David, todas católicas. Estudou no Colégio Nossa Senhora do Carmo, em Caxias do Sul, e no Colégio Rosário, em Porto Alegre, onde foi presidente do grêmio estudantil.


Formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com pós-graduação em Economia Política, sendo também especialista em Direito Penal, Pedro Simon foi professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS).